Operação intercepta e destrói aeronave em garimpo ilegal na Terra Yanomami

Uma operação conjunta entre a Polícia Federal (PF), Ibama e Força Aérea Brasileira (FAB) deflagrada na tarde desta sexta-feira (2) resultou na destruição de uma aeronave e instalações de garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, em Roraima.

Na ocasião, a FAB identificou um tráfego ilícito. Após interceptação o avião irregular pousou em uma estrada de terra a cerca de 70 km a noroeste de Boa Vista. Os tripulantes fugiram com dois motociclistas que já os aguardavam no local. Em solo, os agentes do Ibama inutilizaram a aeronave.

Já em outra operação na quinta-feira (1º), na região Homoxi, as equipes da FAB e PF identificaram e inutilizaram as instalações de um garimpo ilegal. Os agentes destruíram barracas com os utensílios deixados pelos garimpeiros. Também prejudicaram máquina de lavar, fogão, freezer, motosserra, combustível, além de motores de sucção e um gerador movido à gasolina.

Apesar de não ter encontrado nenhuma pessoa na localidade, havia indícios de presença humana recente. Por exemplo: alimentos perecíveis em condições de consumo, suficientes para aproximadamente cinco pessoas.

Além dos agentes da PF, uma aeronave da Marinha do Brasil realizou, também, o transporte de uma equipe de especialistas da Universidade Estadual do Amazonas (UEA). A equipe fez coleta de água em reservatórios, rios e córregos, em Homoxi e Palimiu, com o objetivo de analisar possível presença de metais nessas fontes de água. O grupo mediu ainda o pH, bem como o oxigênio dissolvido a condutividade, a temperatura da água, a turbidez, além da temperatura do ar. A previsão é que os resultados fiquem prontos em duas semanas.

Fonte: FAB