Defesa Civil registra 100 milímetros de chuva na madrugada desta segunda-feira em Boa Vista

Boa Vista tem enfrentado um inverno rigoroso. E na madruga desta segunda-feira, 6, choveu quase 100mm em alguns bairros da cidade, em poucas horas, o que equivale a 30% do quantitativo previsto para todo o mês de julho. Até o momento, de acordo com a Defesa Civil Municipal, não há registro de famílias desabrigadas.

O impacto das chuvas foi grande. Isso por que Boa Vista, sendo uma cidade plana, também é cercada por lagoas, rio e igarapé. Porém, em pouco tempo, o volume das águas foi retrocedendo, uma vez que desde 2013, a prefeitura eliminou 40 pontos críticos de alagamentos com a construção de 155 km de obras de drenagem em toda a cidade.

“Não podemos conter o volume das chuvas, pois isso é uma ação da natureza, mas planejamos as nossas ações para que as pessoas tenham os menores danos possíveis. Até 31 de dezembro, ainda vamos atender muitas ruas e avenidas com investimentos em infraestrutura, continuamos buscando parcerias, através de convênios, para ampliar o alcance das ações em toda a cidade, pois nosso compromisso é esse, oferecer serviços que melhorem a qualidade de vida da população”, disse a prefeita Teresa Surita.

A colaboração dos moradores também é importante neste momento, evitando jogar lixo nas ruas, pois essa prática contribui para o entupimento de bueiros, valas, canais e pode fazer com que a água da chuva permaneça por mais tempo nas vias. Outra forma de ajudar é ligar para o 156 e relatando o problema de drenagem ou “boca de lobo” fechada ou suja.

Lixo e entulho descartado de forma irregular prejudicam escoamento das águas das chuvas

A Defesa Civil Municipal também está sempre atuante na cidade, principalmente na redução de impactos causados por fenômenos da natureza, como queda de árvores. Qualquer situação anormal nestes locais deve ser informada por meio da Central 156.