Para enfrentar a pandemia de Covid-19 em Boa Vista foi preciso muita coragem, o que a prefeita Teresa Surita (MDB) mostrou que tem de sobra. Mesmo antes do primeiro caso confirmado, ela suspendeu as aulas e após as primeiras internações, determinou o isolamento social com o fechamento do comércio. E ainda que seja criticada por isso, qualquer pessoa que analise os dados da doença em Boa Vista vai ver que muitas vidas foram salvas devido a essa atitude.
Basta lembrar que o Hospital de Campanha do Exército foi inaugurado com três meses de atraso por incompetência do Governo do Estado. Se o vírus se alastrasse mais rapidamente entre a população, seria uma catástrofe porque todos sabem e viram como estão as condições do Hospital Geral de Roraima. Mais pessoas iam morrer. Teresa estruturou a rede básica de saúde para organizar o atendimento aos pacientes xom covid. E estranhamente, recebeu boicote do governador Antonio Denarium (Sem Partido) que não repassou testes rápidos e nem medicamentos, mesmo sendo uma determinação do Ministério da Saúde. Foram 15 dias muito difíceis e a Prefeitura entrou na justiça para ter o material necessário. Porém, mesmo ganhando, o Governo não fez o repasse. Por determinação de Teresa, a Prefeitura comprou diretamente, organizou o atendimento e salvou mais vidas.
CORAGEM II
Atingindo o pico da pandemia, a Prefeitura organizou o plano de retomada das atividades, discutindo com empresários e organizações. Assim que o número de novos casos estabilizou e o número de obitos caiu, foi colocado em prática a primeira etapa de reabertura do comércio. Bastou isso para que a dupla Denarium/Jalser Renier (SD), atacasse novamente. De forma criminosa, o Governo retirou leitos do HGR colocando em risco o atendimento à população e alterando os índices para evitar a reabertura. Eles queriam fechar novamente o comércio para colocar em Teresa toda a culpa.
Mas ela resistiu e foi buscar ajuda com o general Barros, que abriu mais dois leitos de UTI no Hospital de Campanha, o que garantiu o cumprimento da segunda etapa de reabertura, liberando bares, restaurantes, bares, lanchonetes e as academias. Dois dias depois, Jalser e Denarium anunciaram o retorno de parte dos leitos sem explicar muita coisa para a população. Essa atitude mostra que existiram duas formas de trabalho nesta pandemia. De um lado, a coragem e responsabilidade de Teresa. Do outro, a baixeza e falta de compromisso da dupla Jalser e Denarium.
EQUIPE
O presidente da Assembleia Legislativa está montando uma mega equipe para coordenar a campanha do seu candidato Ottaci (SD) a prefeito de Boa Vista. Entre os apoidores fazem parte Yone Pedroso (SD), Renan Bekel (Republicanos), Abel Mangabeira e Klebinho. Todos tem uma coisa em comum: já passaram pela cadeia. É muita experiência junta. Fontes da Coluna contam que eles começaram a discutir o nome da coligação. As sugestões incluem ‘quero me dar bem’, ‘primeiro eu, depois o povo’, ‘o que vale é o dinheiro’ e ainda ‘todos pela corrupção’. Eles estão pensando em fazer uma enquete pra população escolher qual fica melhor.
PRESSÃO
Jalser juntou outros dez deputados estaduais e foi no Tribunal de Contas do Estado fazer pressão em um conselheiro da casa que, cumprindo o seu papel, não autorizou pagamento de contratos com suspeitas de corrupção. Jalser diz que a atitude do conselheiro com a determinação de liminar, esta engessando o trabalho da Secretaria Estadual de Saúde. O que os deputados querem é que sejam pagos processos feitos sem licitação, ou seja, querem pagar o que está errado. Dez deputados se prestam a serviço desses? É muita vergonha! A Coluna está buscando os nomes.
MODELITO
O governo de Denarium se supera quando o assunto são bobagens e incompetência. Dessa vez, o fato diz respeito à denúncia de que os presos estão usando apenas cueca porque o Governo do Estado não providenciou a compra do fardamento. E ao invés de comprar o que precisa, o Governo decidiu liberar geral. Assim, cada detento vai poder usar o modelito que quiser, levado pelos seus familiares. Isso quer dizer que os presos vão poder novamente se misturar entre as outras pessoas. Isso vai dar certo?
ACEITAÇÃO
Com poucos dias após a prefeite Teresa anunciar que o vice, Arthur Henrique (MDB) seria o seu candidato à prefeitura, o nível de aceitação do jovem político é supreendente. A população tem destacado Athur como um técnico preparado, tranquilo, equilibrado e com experiência de gestão, adquirida ao lado de Teresa. Por isso, tem sido reconhecido como o mais indicado para continuar o trabalho por Boa Vista. Pelos resultados, foi uma escolha bem acertada.
TODO VAPOR
Com a redução dos índices da pandemia, o trabalho da Prefeitura de Boa Vista retornou a todo vapor. São muitas ações e mais de 20 frentes de obras, a maioria nos bairros de periferia. Na semana passada, foram entregues mais de 100 títulos definitivos no bairro Jardim Primavera. Trabalho realizado com apoio do ex-senador, Romero Jucá (MDB) que liberou a transferência de terras da União para Boa Vista. No sábado (8), foi entregue um campo de futebol society, com grama sintética e cobertura no Complexo Ayrton Senna. E mais seis desses estão em construção, sendo cinco na Vila Olímpica e mais um, na nova Praça do Nova Cidade que será entregue dia 14. É trabalho para todo lado.
DESCAMISADO
O senador Telmário Mota (Pros) é mais um aliado de Jalser na campanha de Ottaci à prefeito. Telmário foi aceito mas com uma condição: não pode mais usar aquela camisa em que diz que é contra a corrupção porque fica chato andar ao lado de Jalser com uma camisa assim. O senador já avisou que vai aposentar a camiseta. Será um descamisado.
CONTRAPARTIDA
Por outro lado, Jalser se comprometeu com o senador a reduzir as propagandas do CHAME onde Telmário passar. O senador disse que se sente incomodado em ver campanhas contra quem bate em mulher. Por isso, Jalser mandou suspender esses materiais de divulgação para agradar ao colega senador.
PERGUNTAR NÃO OFENDE:
- Onde foi parar o dinheiro do fundo penitenciários que poderia ser usado pra comprar a farda dos detentos?
- O que dizer de Jalser que está contra o Tribunal de Contas porque o órgão não autorizou pagar contratos com suspeitas de corrupção?
- E Jefferson Alves vai mesmo conseguir rifar Mozarildo Cavancanti?
- Como é que os três senadores tem coragem de vir publicamente, dar notícia furada sobre o enquadramento?
- Quem tem mais coragem e responsabilidade: Denarium ou Teresa?
Informações: Roraima em Tempo