Enquanto a Prefeitura trouxe soluções, o Governo do Estado só criou problemas na pandemia

Para enfrentar a pandemia de Covid-19 em Boa Vista foi preciso muita coragem, o que a prefeita Teresa Surita (MDB) mostrou que tem de sobra. Mesmo antes do primeiro caso confirmado, ela suspendeu as aulas e após as primeiras internações, determinou o isolamento social com o fechamento do comércio. E ainda que seja criticada por isso, qualquer pessoa que analise os dados da doença em Boa Vista vai ver que muitas vidas foram salvas devido a essa atitude.

Basta lembrar que o Hospital de Campanha do Exército foi inaugurado com três meses de atraso por incompetência do Governo do Estado. Se o vírus se alastrasse mais rapidamente entre a população, seria uma catástrofe porque todos sabem e viram como estão as condições do Hospital Geral de Roraima. Mais pessoas iam morrer.

Teresa estruturou a rede básica de saúde para organizar o atendimento aos pacientes xom covid. E estranhamente, recebeu boicote do governador Antonio Denarium (Sem Partido) que não repassou testes rápidos e nem medicamentos, mesmo sendo uma determinação do Ministério da Saúde. Foram 15 dias muito difíceis e a Prefeitura entrou na justiça para ter o material necessário. Porém, mesmo ganhando, o Governo não fez o repasse. Por determinação de Teresa, a Prefeitura comprou diretamente, organizou o atendimento e salvou mais vidas.

Atingindo o pico da pandemia, a Prefeitura organizou o plano de retomada das atividades, discutindo com empresários e organizações. Assim que o número de novos casos estabilizou e o número de obitos caiu, foi colocado em prática a primeira etapa de reabertura do comércio. Bastou isso para que a dupla Denarium/Jalser Renier (SD), atacasse novamente. De forma criminosa, o Governo retirou leitos do HGR colocando em risco o atendimento à população e alterando os índices para evitar a reabertura. Eles queriam fechar novamente o comércio para colocar em Teresa toda a culpa.

Mas ela resistiu e foi buscar ajuda com o general Barros, que abriu mais dois leitos de UTI no Hospital de Campanha, o que garantiu o cumprimento da segunda etapa de reabertura, liberando bares, restaurantes, bares, lanchonetes e as academias. Dois dias depois, Jalser e Denarium anunciaram o retorno de parte dos leitos sem explicar muita coisa para a população. Essa atitude mostra que existiram duas formas de trabalho nesta pandemia. De um lado, a coragem e responsabilidade de Teresa. Do outro, a baixeza e falta de compromisso da dupla Jalser e Denarium.