Servidor do HGR diz que serviço de telefonia da unidade está cortado por falta de pagamento

Um funcionário, que prefere não ser identificado, procurou a reportagem nessa terça-feira (22) para denunciar que o serviço de telefonia do Hospital Geral de Roraima (HGR) está cortado por falta de pagamento.

Conforme o denunciante, o problema já ocorre há mais de 20 dias e dificulta os serviços diários na unidade e a assistência aos pacientes.

“Precisamos entrar em contato com os setores: Unidades de Terapia Intensiva [UTIs], centro cirúrgico, blocos, setores de transferências, recepções, lavanderia, nutrição, psicologia e serviço social. Além disso, sempre solicitamos gazes medicinais, cilindro de oxigênio urgente que não conseguimos em tempo hábil”, explicou.

O servidor explicou que foi disponibilizado um telefone celular para alguns setores, mas os servidores não conseguiram contato por ligação.

“A ligação não completa ou o celular tá descarregado no setor. São aqueles celulares pequenininhos. Há setores no hospital que o sinal não alcança ou fica caindo e voltando, e não podemos contar com a sorte numa emergência e sim com serviços de segurança, que priorizem a sobrevida do paciente e que melhore a qualidade da assistência prestada.. E me disseram que há três anos essa linha não é paga”, lamentou o servidor.

Segundo ele, na maioria das vezes os servidores utilizam os telefones particulares para contatar os colegas para agilizar o serviço e até ajudar os pacientes. Eles solicitam a retomada da linha com urgência.

“Por exemplo, chega um paciente grave que precisa do centro cirúrgico, eu tenho que ligar para o centro cirúrgico e confirmar se já posso enviar, se a sala de cirurgia já está pronta, se o anestesista e cirurgião já estão na sala. Acho isso um absurdo! Precisamos do retorno do serviço urgentemente”, finalizou.

OUTRO LADO

Em nota enviada à redação, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que todas as demandas de comunicação no HGR estão sendo atendidas por meio da utilização de telefones celulares corporativos.

“A medida foi adotada para garantir o atendimento das demandas cotidianas, uma vez que foi necessário providenciar a regularização contratual do serviço telefônico convencional, após levantamento da atual gestão sobre as pendências nos contratos iniciados pelas gestões anteriores”, citou a nota.

A Sesau ressaltou ainda que tem intensificado o trabalho para que no espaço mais curto de tempo as demandas possam ser atendidas de forma eficiente. Nesse sentido, está sendo realizada a adesão em uma ata de registros de preços para que seja viabilizada a regularização do serviço. A expectativa é que isso seja concluído até sexta-feira (25).

Informações: Roraima em Tempo – Foto: Edinaldo Morais