Prefeita Teresa entrega Creas Centenário que vai atender 28 bairros da zona oeste

A prefeita Teresa Surita entregou nesta quinta, 10, o novo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), localizado na rua Turin, bairro Centenário. Ao todo, 28 bairros da zona oeste da capital serão atendidos pelo novo centro. Os bairros das zonas norte, sul e  leste ficarão a cargo do Creas Centro

Com recursos próprios da prefeitura, a reforma que reestruturou o novo centro começou em janeiro deste ano. O antigo prédio foi ampliado de 164,14 m² para 566,47 m². No local, foram ampliados número de salas, recepção, refeitório e copa, além da construção de salas específicas para cada equipe técnica e um auditório.

“Este é um serviço necessário porque faz um atendimento com a pessoa em situação de risco, diferente do Cras [Centro de Referência em Assistência Social], que faz o atendimento preventivo. Essa é uma área que tem um número razoável de pessoas que precisam desse atendimento e hoje nós estamos entregando o Creas todo recuperado com recursos próprios, para que possa atender melhor nossa população, inclusive, uma população muito especial”, disse a prefeita Teresa Surita.

O prédio foi adequado às normas de acessibilidade, com rampas de acesso e banheiros internos e externos para pessoas com deficiência. O Creas é uma unidade pública de atendimento para a população acessar os serviços da Proteção Social Especial. No local estão à disposição profissionais da área psicossocial, como psicólogos, assistentes sociais e pedagogos.

Tipos de casos atendidos no CREAS

O Creas é uma unidade pública de Proteção Social Especial, que oferece atendimento especializado para famílias e pessoas que estejam em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. Em geral atendem ocorrências de abandono, maus tratos físicos e/ou psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua e de trabalho infantil, entre outras.

“Os usuários que nos procuram ou que são encaminhados, são aqueles que já foram acometidos com algum tipo de violência ou sofreram alguma violação de direito, ou seja, é uma demanda grande, principalmente nessa pandemia. Com certeza vai desafogar o Creas Centro, porque nós vamos dividir os bairros e a dinâmica vai ser totalmente diferenciada”, explicou Amarildo Ribeiro, gerente do Creas Centenário.

Diferença entre CRAS e CREAS

O CRAS e o CREAS compõem a rede de proteção social, e são as principais unidades da Política de Assistência Social (PNAS), porém, cada um possui suas competências e especificidades. Enquanto o CRAS previne situações de vulnerabilidade social e risco, o CREAS faz o atendimento psicossocial de pessoas que tiveram seus direitos violados.