Academia Aberta – “Aulão” de encerramento das atividades reúne participantes dos polos de Boa Vista

Foi no ritmo da “pisadinha” que os professores de educação física da Academia Aberta encerraram as atividades do ano, em um “aulão” nesta quarta, 9, em um dos polos do projeto, na praça do Mirandinha. A banda Pegada D’Patrão animou o aulão por cerca de uma hora.

Seis professores se revezaram no palco com coreografias que, além de ajudarem no gasto de calorias, animaram a noite dos alunos que vieram de várias partes da cidade e mantiveram uma certa distância na hora dos exercícios. Um deles, o faxineiro Francisco Ferreira de Sousa, 37 anos, frequenta as aulas há três anos e conta que sua vida mudou para melhor depois da Academia Aberta.

“Eu sofria muito com dor no joelho e hoje estou ótimo. Depois que passo o dia trabalhando pesado, eu saio procurando onde tem aulas da academia na cidade. Para mim é um privilégio. Eu amo as aulas porque são alegres. E alegria é tudo na vida”, disse ele.

O projeto é tão importante na vida das pessoas que nem durante a pandemia a prefeitura, por meio da Fetec, deixou de oferecer o serviço, que é gratuito. As aulas presenciais foram suspensas de março a setembro, mas os professores precisaram se readequar e passaram a orientar os alunos de forma virtual.

“Foi uma forma que encontramos para que as pessoas não ficassem sedentárias. Tivemos lives com mais de dez mil visualizações. A galera abraçou a causa e conseguimos manter as aulas. Eu definiria esse ano como um ano de superação para todos nós”, refletiu a professora Hérika Santos.

Cuidados com a saúde – A preocupação com o sedentarismo faz sentido. Mais da metade da população de Boa Vista está acima do peso, cerca de 54%, de acordo com o levantamento da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) referente a 2018. Já o número de obesos passou de 16%, em 2017, para 20%, em 2018.

A estudante Laurine Abreu Trindade, 19 anos, que mora no Cidade Satélite, chegou a acompanhar as lives e disse que se não fosse a Academia Aberta, dificilmente faria alguma atividade física. “O projeto mudou a minha vida, pois hoje tenho muito mais disposição, mais qualidade de vida”, disse ela.

As aulas, que foram retomadas de forma presencial em setembro, acontecem em 12 polos de Boa Vista. Quem participa, faz exercícios variados como ginástica aeróbica, localizada, step, dança e alongamento.

Nesta sexta, 11, será a vez do polo da Praça Cabos e Soldados fazer seu “aulão” de encerramento, a partir das 19h30. Já o retorno das aulas em todos os polos da Academia Aberta está previsto para acontecer dia 1º de fevereiro de 2021.