Prefeita Teresa entrega prédio para oficinas profissionalizantes no projeto Crescer

Os jovens atendidos pelo Projeto Crescer ganharam um local, maior e mais confortável, para desenvolver as atividades das oficinas de Educação Para o Trânsito e Marcenaria. A entrega das duas novas salas aconteceu na tarde desta segunda-feira, 14, onde já funcionam as outras oficinas do projeto na Rua Rosa Oliveira Araújo, 164, Bairro Dr. Sílvio Leite, zona oeste da capital.

Atualmente, o Crescer oferece nove oficinas aos jovens que passam por situação de vulnerabilidade social.  Com jovens mais qualificados, fica mais fácil conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho. Além da bolsa de R$ 180, eles recebem um valor pela produção que é vendida.

“Hoje, os alunos que fazem parte da cooperativa têm uma média mensal de salário de R$ 900, através dos produtos que eles comercializam e nós estamos com um total de 350 alunos. É um programa que deu certo, um projeto muito solidificado e nós só temos resultados bons a apresentar”, comemorou a prefeita Teresa Surita.

A oficina de “Educação Para o Trânsito”, que tem parceria com a Superintendência Municipal de Trânsito, agora conta com mais espaço para as atividades, incluindo um local para aulas teóricas. E é por meio da Cooperativa Social do Projeto Crescer que os integrantes fazem a revitalização das placas de trânsito danificadas por vândalos. Um dos alunos assistidos diz que teve a vida transformada por meio desse projeto.

“Quando eu entrei aqui, eu não sabia de nada de trânsito e hoje minha mente já ‘abriu’ bastante. Tem várias áreas aqui, como a teoria, que é aprender sobre o CTB [Código Brasileiro de Trânsito]. Tem a casinha de fantoche, onde a gente vai fazer as palestras educativas nas escolas, de uma forma bem lúdica para que as crianças possam entender melhor [sobre o trânsito]. Aí, elas interagem com a gente e é uma forma muito divertida trabalhar com as crianças”, disse Werverton Jefferson, 19 anos, estudante.

Com entrega da sala nova, as aulas de marcenaria, que estavam paradas, agora serão retomadas. “Os integrantes aprendem aqui, de modo geral, a fazer todo tipo de móveis, cozinhas, desenhar, aprendem a fazer projetos, executam, fazem móveis projetados para o cliente do jeito que ele quer.  É uma forma de aprender, não só a gerar recurso do que ele faz. O objetivo é fazer com que o aluno faça a produção e, no final, ele receba alguma coisa do que ele produz. Uma parte vai para a cooperativa e outra parte é dividida entre os alunos”, disse o instrutor da oficina, Dagmar Oliveira.

Os recursos para execução da obra foram viabilizados pelo ex-senador Romero Jucá.

Crescer – A Prefeitura de Boa Vista atende 350 jovens em nove oficinas: Modas e Artesanato, Panificação, Serigrafia, Informática, Educação Para o Trânsito, Compostagem, Cultura e Lazer, Marcenaria e Oficina de Convivência. Cada uma tem uma média de 25 a 40 alunos. As aulas são divididas por turmas, manhã e tarde. São 3h de aula por dia. Pela manhã eles recebem café e almoço, e à tarde, lanche e jantar.

2020.12.14 Entrega - Prédios de oficinas do Crescer foto FT (716)