HGR está sem medicamento para tratamento de coronavírus, denunciam pacientes

Segundo o denunciante, uma mulher, de 35 anos, teria morrido no HGR pela falta do ponto (Foto: Edinaldo Morais)

Os pacientes com coronavírus que precisam de tratamento com Enoxaparina Clexane, anticoagulante indicado para evitar a trombose venosa e pulmonar, procuraram a reportagem nessa segunda-feira (21) para denunciar que o medicamento está em falta no Hospital Geral de Roraima (HGR) desde o início deste mês.

Conforme um dos denunciantes, que prefere não se identificar, a falta de materiais básicos e do remédio no maior hospital de Roraima está prejudicando o pai, dele que está internado desde o dia 14 deste mês com Covid-19.  

“A verdade é que não há nada nesse hospital, nem remédios, nem insumos. Eu tenho condições de comprar o remédio e quem não tem como fica?”, questionou o homem.

Ainda de acordo com ele, cada cartela do medicamento custa em média R$ 109, somente em 11 dias ele já gastou mais de R$ 900.

“Comprei nove cartelas e já gastei tudo isso, pois o Estado não tem como nos fornecer um medicamento indispensável para a sobrevivência dos pacientes”, criticou.

Enoxaparina é um anticoagulante indicado para o tratamento de pacientes com coronavírus

Outro paciente explica que foi diagnosticado há duas semanas com Covid-19 e ficou cinco dias internado no HRG. Ao receber alta, ele precisou do medicamento e descobriu que estava em falta no hospital.

“Eles só dizem que não tem o remédio, mas que precisamos tomar. É triste, pois trabalhamos, pagamos nossos impostos, para quando precisamos temos que passar por esse constrangimento”, finalizou.

SESAU

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e aguarda retorno sobre as denúncias.

Informações: Roraima em Tempo – Foto: Edinaldo Morais