Seletivo da saúde municipal já está com inscrições abertas

Inscrições serão virtuais e começam nesta sexta-feira, 29,

A Prefeitura de Boa Vista publicou no Diário Oficial dessa quinta-feira, 28, edital de processo seletivo com 296 vagas para contratação temporária de profissionais de saúde, incluindo o quadro de reserva e as vagas para pessoas com deficiência. As inscrições serão virtuais através do link concursos.pmbv.rr.gov.br, a partir das 8h desta sexta-feira, 29, até às 21h de domingo, 31.

O intuito do seletivo é reforçar as unidades básicas de saúde e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que estão na linha de frente no combate ao coronavírus. São ofertadas 148 vagas para contratação emergencial: 48 técnicos em enfermagem, 30 enfermeiros, 10 farmacêuticos e 60 médicos clínico geral. Além disso, 15 vagas foram reservadas para pessoas com deficiência.

Os salários variam de R$ 1,4 mil a R$ 3,5 mil. A remuneração dos médicos será diferenciada, em regime de plantão conforme disposto no edital. O quadro reserva será composto por 133 vagas, que serão preenchidas conforme a necessidade da Secretaria Municipal de Saúde.

Lembrando que neste mês de janeiro, os casos de covid-19 tiveram um aumento de 46% na capital. Boa Vista possui oito unidades funcionando exclusivamente para covid-19, quatro delas atendem até às 20h e outras quatro até meia-noite. Com o seletivo, a prefeitura pretende ampliar a capacidade de atendimento do município. Atualmente, há um número grande de profissionais fazendo hora extra e plantões para atender a demanda.

Atendimento nas unidades básicas de saúde

Em janeiro, as oito unidades básicas de saúde exclusivas para a covid-19, em Boa Vista, fizeram mais de 23 mil atendimentos. Nesse período, foram realizados 10.249 testes rápidos, sendo 2.506 com resultado positivo.

Dos atendimentos realizados em janeiro, 333 foram a pessoas que vieram de Manaus e outros municípios do Amazonas, estado que sofre um colapso na saúde e onde já foi identificada uma nova variante do vírus.