TCE-RR recomenda reabertura imediata de Hospital de Campanha

Unidade foi montada no ano passado e administrada pela Operação Acolhida de junho a novembro (foto: Josué Ferreira)

O Tribunal de Contas de Roraima (TCE-RR) emitiu na manhã desta quinta-feira (28) um ofício recomendando que todas as medidas necessárias sejam adotadas o mais rápido possível pelo Governo para que o Hospital de Campanha seja reaberto.

A unidade foi montada ano passado pela Operação Acolhoda, que administrou a unidade no período de junho a novembro como forma de auxiliar no atendimento de pacientes com coronavírus em Boa Vista. Em dezembro, a estrutura foi cedida para o governo estadual, que prometeu reinaugurar a unidade no dia 18 de janeiro. Até hoje, isso não aconteceu.

O ofício é da conselheira Cilene Salomão, que atua como relatora das contas do governo. Ela justificou o pedido de abertura imediata devido à superlotação do Hospital Geral de Roraima (HGR), unidade referência no atendimento de pessoas com Covid-19.

A conselheira ainda pede que sejam criadas na rede hospitalar estadual as condições necessárias em termos de equipamentos médicos, insumos e recursos humanos para o atendimento de pequena e média complexidade. Além disso, para os casos mais graves, que seja disponibilizado o serviço de transporte aéreo para o traslado dos enfermos à capital, uma vez que as unidades de saúde dos demais municípios não possuem UTIs, o que aumenta consideravelmente a probabilidade de ocorrências de óbitos.

Assim que receber o ofício, o governo terá dois dias para responder à relatora sobre as medidas que já estão sendo tomadas para minimizar os efeitos da falta de leitos para os pacientes infectados pela doença.

GOVERNO

Por meio de nota, o Governo de Roraima informout que já está adotando todas as medidas necessárias para garantir a reabertura da antiga APC (Área de Proteção e Cuidados), de forma segura e organizada.

“É importante esclarecer que houve a necessidade de readequação no projeto arquitetônico e o trabalho de readequação continua sendo realizado, a celeridade que o momento atual da saúde requer incluir o envolvimento de diversos profissionais, nos três turnos”, ressaltou.

A nota destaca que a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) está acompanhando os trabalhos de adequação da unidade, que já conta com novo piso, substituição de forro, revitalização geral na rede de gases, parte elétrica e pintura, além de reforço no sistema de drenagem.

“A gestão está aguardando regulamentação do Corpo de Bombeiros e a expectativa é até o final de janeiro ter o trabalho concluído”, finalizou.

Informações: Roraima em Tempo