Compromisso com a Vida

A noite dessa segunda-feira (8) terminou com sentimento de esperança. Em uma transmissão ao vivo, o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), anunciou o encaminhamento de um projeto de lei para a Câmara Municipal. O teor desse documento é um passo importante. Arthur pede autorização para reservar os recursos necessários para a compra das vacinas contra a covid. Na semana passada, ele já havia falado sobre sua participação no consórcio de prefeitos que busca unir forças para conseguir mais vacinas e acelerar a imunização da população. Juntos, eles poderão negociar preços e comprar as doses com preços mais em conta. O projeto foi entregue ao vereador Idázio da Perfil (MDB) que se comprometeu em atuar junto aos seus pares na Câmara para que o tema seja analisado de forma urgente.

VACINAR É PRECISO

Os países que já avançaram na vacinação mostram que os resultados são positivos. As pessoas estão adoecendo menos de covid e assim, menos pessoas estão morrendo. No Brasil, os fatores políticos infelizmente pensam no sucesso da vacinação. Apesar da oferta feita pelos laboratórios, o país demorou a decidir sobre a compra de doses e de insumos para a produção da vacina no Instituto Butantan. Havia ainda um discurso anti-vacina que mudou, depois que as pessoas entenderam a importância da vacinação. Seguindo o décimo dia de recorde na média móvel nacional de doses, o Governo Federal anunciou uma nova redução na previsão de oferta de doses de vacina para o mês de março. Isso significa dizer que a campanha seguirá de forma lenta. E infelizmente, o Brasil continuará sujeito a medidas de isolamento social, o temido lockdown e pior que ele, o colapso na saúde sem leitos clínicos ou de UTI, além de mais mortes. Por isso, vacinar é preciso.

AÇÃO

Enquanto o governador Antonio Denarium (Sem Partido) apresenta dois discursos diferentes em relação à compra de vacina, Arthur dá um exemplo de ação e já articula legalmente, a condição para que Boa Vista compre mais doses assim que isso for permitido. Hoje, os municípios brasileiros são reféns da logística organizada pelo Governo Federal. As doses são distribuídas conforme critérios do Ministério da Saúde. Elas chegam para os Estados que também seguem seus próprios critérios para definir quantas doses cada município vai receber. Por fim, as prefeituras dependem de todas essas definições anteriores para receber as doses e aplicar na população. Assim, não é a Prefeitura de Boa Vista que está lenta no atendimento à população. Mas sim, a distribuição dessas vacinas para a capital seja por parte do Governo do Estado, seja por parte da União. Por isso, Arthur não quer esperar. De forma muito responsável, ele está pronto para agir em favor da população.

DOIS DISCURSOS

A expressão duas caras já é bem popular. Porém, Denarium lançou moda agora do dois discurso. Localmente, falando para a população de Roraima, ele defendeu a compra de vacinas. Disse até que o Governo tinha recursos suficientes para comprar 500 mil doses. Porém, atendendo a um veículo de comunicação nacional, ele mudou um pouco o discurso dizendo que era melhor esperar as compras feitas pelo Governo Federal para evitar especulação e aumento de preços das doses da vacina. Ou seja, ao que tudo indica, mesmo com recursos no cofre, Denarium não deve investir na compra de vacinas até que seu ídolo, o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) se manifeste à favor disso. O detalhe é que o presidente vetou a possibilidade de compra direta de vacinas feitas por Estados e Municípios na primeira proposta apresentada pelo Congresso Nacional. Portanto, é claro que Bolsonaro não concorda com essa possibilidade e prefere manter centralizado a gestão da campanha nacional de vacinação. A população que espere.

SENSATO

E no meio de tantas informações sobre a pandemia, estranhamente um dos únicos políticos de Roraima que tem se posicionado de forma muito coerente e sensata é o ex-senador Romero Jucá (MDB). Desde fevereiro do ano passado, antes mesmo de qualquer roraimense considerar o cenário atual, ele já avisava que o Governo e prefeituras precisam se organizar. Fã de notícias, Jucá estava acompanhando todas as notícias da pandemia no restante do mundo. O Brasil nem pensava no problema, a população estava em clima de carnaval. Mas, Jucá fez o alerta e manteve uma postura coerente em defesa da população durante todo esse tempo. Buscou recursos, mesmo sem mandato, para ajudar Boa Vista onde vive 70% da população do Estado e conseguiu liberar junto aos seus colegas de partido, mais de R$ 20 milhões extras para a capital. Seguiu fazendo cobranças ao Governo do Estado, implorando para que a população fosse atendida com qualidade e com o respeito que merece. Sofreu críticas, mas não deixou de se manter ao lado da população. Jucá não tem mandato, mas segue como uma das mais importantes vozes em defesa dos roraimenses. Enquanto que outros parlamentares, especialmente, os atuais senadores preferem se calar e apoiar o Governo do Estado, ainda que a gestão de Denarium seja um desastre que resulta em 1.191 mortes confirmadas e mais 99 em investigação. É por isso que tem muita gente dizendo que Roraima não tem senador.

NEM SABE

Enquanto o secretário Marcelo Lopes, indicado por Jalser Renier (SD), não soube explicar de onde tirou 1.300 doses de vacinas extras para entregar para Boa Vista no começo de março, agora deixou a capital que 70% da população total do Estado está fora da nova remessa de imunizantes. Marcelo não consegue explicar como está organizando essa distribuição. Mais uma ação do Governo do Estado sem nenhuma gestão ou responsabilidade. Para variar, Marcelo ainda caiu em contradição. Em uma entrevista de rádio local quis insinuar que a decisão da Prefeitura em suspender as atividades comerciais neste final de semana foi errada, mas esqueceu de informar também que na reunião que participou semana passada com todos os secretários de saúde estaduais do Brasil, foi muito claro ao defender o lockdown total no Brasil para conter a proliferação da doença. Marcelo também é do modelo dois discursos igual seu chefe Denarium? Só isso explica.

MULHERES

No Dia das Mulheres, celebrado nesta segunda-feira (8), não faltaram mensagens de valorização para elas. Porém, o que chamou a atenção foi a ação deflagrada nacionalmente para combater crimes de violência contra a mulher. Em Roraima, a Polícia Civil cumpriu sete mandados de prisão, uma atitude muito simbólica em um dos Estados brasileiros que concentra altos índices de violência contra a mulher e onde autoridades são flagradas ou respondem a processos dessa natureza. Basta lembrar que o senador Telmário Mota (Pros), por exemplo, responde a um processo por ter agredido uma jovem com a qual, segundo ela, mantinha relações desde que ela tinha 16 anos. O caso segue parado na Justiça Estadual e Telmário nega, apesar de todos os detalhes presentes no Boletim de Ocorrência e no Termo de Registro da denúncia.

OUTROS MAUS EXEMPLOS

Na campanha eleitoral, a disputa entre Shéridan (PSDB) e Ottaci (SD), fez a primeira usar contra o seu adversário um episódio de agressão contra mulher, onde o deputado federal teria esmurrado o rosto de uma moradora de Alto Alegre. Houve um acordo entre as partes e o caso foi encerrado. Por fim, amigo direto de Ottaci, Jalser Renier também é marcado pela postura agressiva e até violência contra a mulher. A cena em que ele ameaça Teresa está marcada na memória de mulheres e de todos que defendem as mulheres em Roraima. Apesar do louvável trabalho da Polícia Civil, enquanto a impunidade reinar, como em parte dos exemplos citados acima, mais homens se sentirão encorajados e até no direito de bater nas mulheres. Esse não é um presente ideal para o dia delas.

Informações: Roraima em Tempo