MPRR quer multar governo por falta de médicos no hospital de Rorainópolis

Justiça determinou que o Estado regularizasse os atendimentos integrais de forma urgente na unidade, mas liminar não foi cumprida (foto: Sesau)

O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) pediu que a Justiça aplique multa diária de R$ 10 mil ao secretário de Saúde, Marcelo Lopes, e ao Governo do Estado, por descumprirem decisão para recompor o quadro de médicos do Hospital Regional Sul Ottomar de Souza Pinto, no município de Rorainópolis.

Serviços na unidade foram paralisados com o fim do contrato da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) com a Cooperativa Brasileira de Serviços Múltiplos de Saúde (Coopebras).

A Justiça determinou que o Estado regularizasse os atendimentos integrais de forma urgente na unidade. Mesmo assim, segundo a Promotoria de Justiça de Rorainópolis, o número de médicos clínicos gerais ainda é insuficiente.

De acordo com a promotora Lara Von Held Fagundes, a escala de plantão do hospital tem nome de médico que sequer está em Roraima. “Não bastasse, conforme comprovam documentos anexos, o médico ortopedista, cuja escala consta nome, no período de 3 a 8 de março de 2021, informou que está no estado de Goiás sequer autorizando a inserção do nome na escala médica”, afirmou a promotora.

DENÚNCIA

Segundo denúncia feita ao MPRR, uma vítima de acidente com fratura no fêmur em estado grave precisou ser transferida do hospital de Rorainópolis para Boa Vista no dia 7 de março, por falta de médico ortopedista.

O único clínico geral que estava na escala de plantão da unidade precisou se ausentar para remover o paciente. Com isso, a unidade ficou sem clínico geral. O paciente faleceu durante a viagem. A Promotoria de Justiça instaurou procedimento para apurar a morte do paciente.

SELETIVADOS

Assim como em Rorainópolis, o Hospital Irmã Aquilina, em Caracaraí, também sofre com falta de médicos após término de contrato do Governo de Roraima com a Coopebras.

No caso de ambas as unidades, a Sesau comunicou que supriria a falta dos profissionais com processos seletivos. Entretanto, no caso de Caracaraí, somente dois seletivados foram alocados, conforme denúncia do MPRR divulgada pelo Roraima em Tempo na segunda-feira (15).

CITADA

A Secretaria de Saúde informa que os médicos foram convocados para recompor as escalas e o serviço está sendo normalizado no Hospital Regional Sul Ottomar de Souza Pinto, no município de Rorainópolis.

Reforça que diante do fim do contrato com a cooperativa dos médicos foi realizado todo o planejamento para a contratação imediata de médicos, por meio de processo seletivo para recompor o quadro de médicos e garantir que nenhum paciente fique sem atendimento.

Reitera que o Hospital Regional Sul Ottomar De Souza Pinto conta com o quantitativo geral de 14 profissionais médicos, sendo 7 clínicos gerais, um anestesiologista, um pediatra, dois ginecologistas/obstetras e três ortopedistas.

Além disso, se houver necessidade de complementação de profissionais, a Administração fechará escala com profissionais médicos com direito ao recebimento de plantão extra garantindo que todas as demandas sejam atendidas.

Reafirma que tem intensificado o trabalho para garantir melhorias na prestação dos serviços e atenção para todas as pessoas que buscam a Unidade, garantindo que a população roraimense continue sendo assistida, recebendo atendimento digno e de qualidade.

Informações: Roraima em Tempo