Coleta de lixo: Prefeitura faz limpeza de feiras livres aos fins de semana

O serviço é feito em toda a via pública e inclui a higienização sarjetas e calçadas

As equipes de limpeza da Prefeitura trabalham aos fins de semana para deixar as feiras livres sempre limpas e organizadas para a população. Os trabalhos ocorrem logo após o fim das vendas aos sábados na Feira do Pintolândia e no domingo é a vez da Feira do Garimpeiro.

Após a realização das feiras livres é feita a limpeza em toda a via pública e inclui a higienização sarjetas e calçadas. São feitos serviços de varrição, coleta de papeis, frutas, sacos e lixos deixados pelo chão. As equipes compostas por cerca de vinte funcionários utilizam vassouras, carrinho de mão e containers para recolhimento dos resíduos.

O feirante Raul Soares, que atua na feira do Pintolândia, diz que logo após a desmontagem das tendas por voltas das 14h as equipes já entram em ação. “É um serviço essencial para manter sempre tudo limpo e bem cuidado para quem frequenta o local e para toda população”, disse. 

Em razão da pandemia da covid-19, as feiras continuam cumprindo as medidas de segurança do decreto municipal 97/E, e operam com 50 % dos feirantes, em sistema de revezamento semanal.

Para a vendedora de hortifruti Maria de Souza, mesmo com a pandemia as vendas seguem melhorando. “Nossa preocupação e só com as vendas e armar nossa barraca, porque depois a prefeitura organiza todo o espaço e cuida da manutenção do local”, afirmou.

O secretário de serviços Públicos e Meio Ambiente, Daniel Peixoto, destaca que o serviço  de limpeza das feiras livres é realizado regularmente, e conta com o apoio da população para deixar a cidade cada vez mais bonita e os espaços públicos limpos.

 “Nosso compromisso segue diariamente, mantendo a cidade limpa e bem cuidada, para isso contamos com a população que pode contribuir informando através do 156, sobre qualquer lixo depositado de forma irregular”. 

A Prefeitura faz também a coleta de lixo domiciliar e fluvial,  além da coleta de resíduos hospitalares (lixo comum), limpeza de comunidades indígenas, das praças e banheiros públicos. É importante destacar a participação da população para manter a cidade limpa, todos podem contribuir informando através da central 156.