Familiar denuncia falta de medicamentos e materiais no Hospital das Clínicas de Roraima

Devido à falta de compressa, pacientes tomam banho com atadura que causa ferimentos na pele (Foto: SecomRR)

O Hospital das Clínicas está sem insumos básicos para o tratamento de pacientes internados. Familiares denunciaram o caso de desabastecimento na última sexta-feira (11) .

A mulher relatou que os medicamentos começaram a faltar há um mês e, desde então, não há posicionamento da direção da unidade sobre quando serão disponibilizados.

“Situação difícil, porque são remédios básicos como: Omeprazol, Baclofeno e Buscopam. Quase todos os pacientes tomam esses medicamentos. Também não tem dipirona injetável. Se o paciente precisa, eles dão em cápsula, mas a dor não passa”, explicou.

Em alguns casos, os familiares buscam os medicamentos em farmácias, por solicitação da própria equipe médica. “Quem tem condição dá um jeito de comprar em outros lugares, mas e aqueles que não têm? É uma situação muito difícil. Eles praticamente só fornecem o leito e o resto temos que correr atrás”, relatou.

Outros materiais em falta são o óleo de girassol, utilizado nos curativos dos internados, e os lençóis. Em janeiro deste ano, o hospital já apresentava desabastecimento dos mesmos materiais. “Isso já é uma situação que se arrasta há muito tempo e eles não estão nem aí. Já estamos quase desistindo”, desabafou.

Além disso, não tem compressa de pano na unidade para dar banho nos pacientes. A reportagem já havia mostrar caso semelhante no Hospital Geral de Roraima (HGR), no último dia 8 de junho. A atadura, usada para o serviço, não é material apropriado e chega a machucar.

“Eles precisam tomar banho com atadura e é muito áspera. A pele fica ferida e a maioria já está fragilizada por conta da internação. Eles até pedem para comprar lenço umedecido, mas não temos condição de comprar, porque seriam muitas caixas”, explicou a acompanhante.

CITADO

O Governo de Roraima informa que foi aberto um processo licitatório para a aquisição de medicamentos e insumos que estão em falta, devido à grande demanda causada pela pandemia da Covid-19. Para que os pacientes não fiquem desassistidos, estão sendo utilizados materiais e medicamentos similares.

Informações: Roraima em Tempo