Único hospital público com UTI para Covid, HGR tem falta de remédios, EPI’s e até médicos

Cartaz no HGR lista materiais com estoque zerado na unidade: Unidade registra taxas de ocupação acima de 80% nos leitos para Covid (Foto: Arquivo Pessoal)

O Hospital Geral de Roraima (HGR) está com estoque baixo ou zerado de remédios, equipamentos de proteção individual (EPI) e registra até falta de médicos. A denúncia é de servidores que trabalham na unidade, a única para tratamento de casos graves da Covid-19.

“Nesses últimos dias faltou glicose, essencial para manter a vida. Noradrenalina, eletrodos, luvas de procedimento. Faltaram materiais que nos deixaram muito decepcionados, desgostosos. Saímos do plantão com uma sensação ruim”, disse um dos servidores, sob a condição de anonimato.

Além da falta de materiais e medicamentos, os profissionais precisam lidar ainda com alagamentos no maior hospital do estado. No último dia 2, corredores e salas do da unidade foram inundados após uma forte chuva em Boa Vista. Em meio ao caos, o secretário de Saúde, Airton Cascavel, chegou a fazer um vídeo selfie com a legenda: “vivendo o problema de perto no HGR”.

Conforme o Conselho Regional de Enfermagem de Roraima (Coren-RR), o órgão já recebeu diversas denúncias sobre a falta de EPI’s na unidade, o que representa risco aos pacientes e aos próprios servidores.

A imagem de um aviso dentro do HGR, mostra uma lista de materiais em falta na unidade. Procurada, a Secretaria de Saúde (Sesau) informou em nota que o abastecimento de materiais e medicamentos foi normalizado nesta segunda-feira (14). Sobre a escassez, disse que é efeito da pandemia.

“A escassez de medicamentos é um efeito mundial em razão da pandemia de covid-19, o que deixou a indústria farmacêutica sem matéria-prima suficiente para atender a atual demanda”, complementa a nota.

Leitos para Covid-19

A quantidade de leitos para Covid-19 no HGR foi reduzida duas vezes pelo governo, em 22 de maio e 2 de junho. Antes da primeira redução, a unidade tinha 267 exclusivos para o tratamento da doença, entre UTI, semi-intensivos e clínicos. Atualmente, são 147 ao todo.

No boletim epidemiológico da Sesau desta segunda-feira, foi registrada alta taxa de ocupação nas vagas para Covid-19. Em um dia, a ocupação dos leitos clínicos subiu de 82% para 94%.

Nos leitos semi-intensivos a ocupação segue em 90% pelo segundo dia seguido. Na atualização, a UTI registrou queda na taxa, e passou de 87% para 85%.

No Pronto Atendimento Airton Rocha, anexo ao HGR, a taxa de ocupação segue pelo segundo dia em 100% nos leitos semi-intensivos. Já os clínicos, tiveram nova alta na taxa, e passaram de 55% para 78% de ocupação, conforme o boletim.

Pandemia

Nesta segunda-feira, Roraima confirmou mais 226 casos da doença. Com isso, já são 107.872 infectados desde o início da pandemia.

Uma morte foi confirmada, segundo o boletim. Ao todo, 1.680 pessoas perderam a vida em decorrência da Covid-19 em Roraima.

Informações: G1 Roraima