Capital da Primeira Infância, Boa Vista é homenageada durante Seminário em Brasília

O reconhecimento veio do Ministério da Cidadania diante das boas práticas aplicadas na cidade para a primeira infância, fase mais importante da vida

Com quase nove anos dedicados à primeira infância, Boa Vista está entre os 10 municípios que foram homenageados durante o Seminário Nacional da Primeira Infância, em Brasília. O evento de três dias se encerrou nesta quinta-feira, 26, com o merecido reconhecimento do Ministério da Cidadania às boas práticas aplicadas na cidade para esta fase mais importante da vida.

Estiveram presentes na cerimônia, as secretárias municipais de Projetos Especiais, Andréia Neres, e a de Gestão Social, Nathália Cortez, que receberam as placas de homenagens. Para Andréia, estar no seminário representa muito e é uma oportunidade de mostrar para o restante do Brasil o que Boa Vista tem feito pela primeira infância.

“Fomos apresentados como um dos cases de sucesso das boas práticas dos comitês gestores municipais do Programa Criança Feliz, porque temos um comitê em Boa Vista intersetorial que atua desde o início da política pública da primeira infância em 2013 e que é uma base importante para que as ações aconteçam no município de forma planejada e organizada”, disse.

Com a criação do programa Família que Acolhe em 2013, na gestão da ex-prefeita Teresa Surita, Boa Vista se tornou pioneira na atuação em rede por meio da intersetorialidade, onde integra diversos serviços nas áreas da saúde, social e educação. Hoje é reconhecida nacionalmente como a Capital da Primeira Infância e se tornou referência no cuidado com a criança, da gestação aos seis anos de idade.

A prefeitura foi uma das grandes parceiras da implantação do Programa Criança Feliz em Boa Vista, adotando as visitações domiciliares como parte integrada da Família que Acolhe e buscando implementar novas metodologias de desenvolvimento infantil e parentalidade.

Lembrando que, nos últimos anos, Boa Vista foi toda reestruturada para as crianças, com a criação de espaços lúdicos e interativos em escolas, nos Cras, nas unidades básicas de saúde, nas praças e áreas de lazer com o projeto Selvinha Amazônica, trazendo a temática para os abrigos de ônibus e ainda com o projeto Caminhos da Primeira Infância.

Durante o seminário, o trabalho desenvolvido em Boa Vista foi citado como referência em apresentações, no Caderno de Boas Práticas e Implementação dos Comitês Gestores Intersetoriais, lançado na ocasião. Para Nathália Cortez, o seminário promoveu uma troca de experiências grande com as demais políticas públicas de outras regiões.

“Foi muito proveitosa nossa participação. Estamos voltando com as ideias renovadas e uma atualização de pesquisas feitas com a temática. Com certeza, vai trazer muitos benefícios para o nosso planejamento de políticas públicas para a primeira infância no município”, disse.

Este ano, o evento trouxe o tema O Brasil do Futuro Começa Agora,como parte da Agenda do Mês da primeira Infância. Ao longo dos três dias, foram discutidos diversos assuntos, entre eles, a importância do fortalecimento e do investimento nas Políticas Públicas para a Primeira Infância, considerando a atuação intersetorial, o fomento da parentalidade e a garantia do direito à convivência familiar e comunitária.