Mamógrafo novo de Centro de Referência do Governo não está funcionando

O equipamento do Centro de Referência em Saúde da Mulher não está sendo utilizado devido à falta de computadores para emissão dos laudos - Foto: SecomRR

O Centro de Referência da Saúde da Mulher, que realiza atendimentos especializados para a saúde feminina, tem um mamógrafo novo, mas que não está sendo utilizado devido à falta de computadores para emissão dos laudos.

O deputado estadual Neto Loureiro (PMB), que é presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Roraima, fez a denúncia em pronunciamento, na manhã desta terça-feira (31). Ele disse que para o funcionamento do equipamento, é necessária a compra de dois computadores e uma linha telefônica.

Ele mencionou ainda a necessidade de aquisição de uma autoclave (máquina de esterilização de instrumentos cirúrgicos), equipamentos odontológicos para gravidez de alto risco e, pelo menos, duas máquinas de ultrassom.

“Antes da pandemia, a unidade contava com quatro aparelhos de ultrassom, mas, durante o ápice [da pandemia], dois deles foram requisitados e não devolvidos. Se eu não me engano, só em agosto, houve mais de mil ultrassons e a fila de espera vai até outubro”, afirmou o deputado.

Durante discurso, ele afirmou ter feito indicações para suprir a falta de equipamentos e de profissionais. A Secretaria de Saúde informou que está sendo adotado um conjunto de medidas para promover as melhorias no Centro de Referência da Saúde da Mulher. Confira o que diz o Governo.

Nesse sentido está sendo avaliada pela equipe de engenharia da Sesau a possibilidade de instalação de um equipamento novo de autoclave na Unidade. Caso não seja possível, será feita uma nova aquisição para atender as demandas da Unidade.

Já a Coordenadoria Geral de Atenção Especializada está coordenando a aquisição de novos equipamentos odontológicos, para ampliar a oferta dos serviços oferecidos atualmente.

Além disso, está em fase de aquisição novos equipamentos de ultrassom para atender as Unidades Hospitalares, incluindo o CRSM.

Sobre os computadores, o Departamento de Tecnologia da Informação ressalta que está com processo em andamento para compra de novos equipamentos, entre notebook e tvs, para atender as Unidades da Capital e do Interior e o CRSM será contemplado. O processo deve ter licitação concluída em setembro.

Em relação à linha telefônica, a Coordenadoria Geral de Administração vai instalar na unidade, a fim de facilitar o contato com o público externo.

A Sesau reforça que tem adotado todas as medidas necessárias para promover as mudanças que a saúde precisa e dessa forma tem intensificado o trabalho entre as coordenações para que os processos sejam concluídos com celeridade e organização, para que as mudanças sejam colocadas em prática o mais breve possível.

Informações: FolhaBV