Alunos das áreas rurais recebem uniforme escolar e fazem a Prova BV

Mais de 1800 estudantes recebem uniformes novos e 700 crianças destas regiões estão em avaliação diagnóstica

Os alunos das áreas rurais de Boa Vista também estão na expectativa do retorno às atividades presenciais, previstas para o dia 13 de setembro. Estes, que fazem parte das cinco escolas do campo e das 12 indígenas, estão recebendo os fardamentos escolares. As unidades receberam os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e as crianças do 2º ao 5º ano estão em avaliação da Prova BV.

“Sempre foi uma necessidade da prefeitura, que as crianças das comunidades mais afastadas tivessem o mesmo cuidado, tratamento e oportunidades dentro das escolas municipais. Tentamos manter um padrão elevado de entregas e também no que diz respeito à estrutura das escolas”, disse o prefeito Arthur Henrique.

São em torno de 1800 estudantes destas regiões que voltam para as salas de aulas com os uniformes novos. Uma delas é a pequena Eduarda Belly, de 5 anos, estudante da Vovô Jandico da Silva, na Comunidade Serra da Moça. Sua mãe, a autônoma, Sheila Manoel Carlos, 31, também está na expectativa do ensino presencial e está satisfeita com a preparação da escola para este momento.

“Sabemos que a gestão passada e essa atual tem um olhar muito significativo para as áreas indígenas, em termos de ensino, materiais didáticos, fardamento e manutenção. A escola da prefeitura na nossa comunidade está sempre organizada, e o fardamento veio para somar, apesar do momento difícil que estamos passando, acredito que isso é um incentivo para as nossas crianças”, disse Sheila.

Prova BV

Nestas regiões, são 700 alunos do 2º ao 5º do Ensino Fundamental que devem passar pela avaliação no tablete, assim como as da área urbana. O diferencial da prova nestas áreas, é que o aplicativo do Instituto Alfa e Beto funciona offline, sem necessidade de conexão à internet, embora, a maioria das escolas rurais e indígenas possuam acesso.   

Para o coordenador da macroárea 9, Nelson Martins, levar a mesma estrutura de ensino às regiões mais afastadas é um compromisso de gestão do prefeito Arthur Henrique.

“Para nós é a garantia da equidade no atendimento dos alunos da rede, mostrando que realmente a gente consegue fazer o atendimento que todos merecem. A prova Bv é importante para o retorno das aulas presenciais, porque é através dela que vamos identificar pontos de atenção que servirão para fazer as intervenções pedagógicas”, disse.