5ª MELHOR EDUCAÇÃO – Ensino de Boa Vista se destaca pela valorização dos profissionais e incentivo na busca por inovações

Hoje, aproximadamente, 5 mil profissionais buscam inovar, criam e implementam novas metodologias para levar uma educação de qualidade aos 44 mil alunos da rede

Hoje, 12 de novembro, é celebrado o Dia do Gestor Escolar. E se tratando da capital que ocupa a 5ª posição com a melhor educação do país (IDEB 2019), há muito a ser comemorado. O ensino de Boa Vista conta com cinco mil profissionais, que buscam inovar, criar e implementar novas metodologias para levar uma educação de qualidade aos mais de 44 mil alunos da rede municipal de ensino.

Há nove anos, o município reconhece essas práticas exitosas, através do Prêmio Gestão Escolar Delacir de Melo Lima e Meritocracia. Desde 2013, na gestão Teresa Surita, já foram entregues mais de 70 premiações às escolas. Anualmente, em torno de 120 professores recebem reconhecimento e incentivos para continuarem o trabalho em prol da aprendizagem das crianças por meio da meritocracia.

“Incentivamos nossos profissionais a buscarem sempre melhorar suas atuações dentro das escolas. Isso vem refletindo dentro e fora de Boa Vista. Hoje somos referência nacional. Temos a 5ª melhor educação do país, melhoramos a estrutura, temos material de qualidade, nossos alunos recebem atendimento diferenciado. Os professores contam com a GID [Gratificação de Incentivo à Docência]. Os cuidadores, a GIC [Gratificação de Incentivo aos Cuidadores]. Tudo isso fazemos porque a educação sempre foi prioridade”, disse o prefeito Arthur Henrique.

Um bom exemplo da importância do Prêmio Delacir na educação é a Escola Municipal Cunhatã Curumim, no bairro Buritis. Em 2020, a unidade ficou em 3º lugar na categoria Ensino Fundamental (até 699 alunos), o que permitiu investir pesado em modernidade e criatividade nos muros e nas calçadas. O resultado: uma verdadeira galeria de arte a céu aberto, exaltando o ensino, a primeira infância e a educação no trânsito.

“A prefeitura todo ano vem valorizando o nosso trabalho por meio do Prêmio Gestão Escolar Delacir de Melo. A Cunhatã Curumim ganhou em terceiro lugar e esse ano tivemos a honra e o privilégio de executar esse recurso na escola. Fizemos os desenhos artísticos para que as crianças sintam vontade de vir à escola, sintam um ambiente agradável, limpo, organizado e com material de qualidade. E não só as crianças, mas toda a comunidade escolar e os servidores”, disse a gestora Maria Rosângela dos Prazeres.

O trabalho criativo da escola encantou tanto os alunos quanto suas famílias. A autônoma Célida Torquato, 42, mãe do aluno Guilherme, de 8 anos, elogiou o trabalhou feito pela prefeitura na escola, deixando o ambiente ainda mais bonito e agradável.

“A estrutura atende as nossas necessidades, por ser uma escola pequena, mas já tem uma história. A gestão deixou um ambiente muito agradável, tanto para as crianças quanto para nós pais. É uma escola que alegra a visão, Guilherme gosta bastante e a gente sente como a extensão da nossa casa”, disse. 

Desafios da pandemia

Diante de um ano atípico e cheio de desafios, a prefeitura implementou novas estratégias, garantindo o aprendizado das crianças em meio a pandemia. Adotou o ensino remoto, entregou chromebooks aos professores, pagou abono salarial a todos os servidores da educação, entregou cestas básicas e kits da alimentação aos alunos.

Além disso, promoveu a tradicional Semana Pedagógica, adquiriu EPIs, fardamentos, material didático, aplicou a Prova BV para o retorno das aulas presenciais em 13 de setembro. A união entre as escolas foi reforçada com a ação da rede municipal Gestores Unidos pela Aprendizagem e pela consolidação do Currículo da Educação Infantil. 

Gestão que investe na educação e preza pela valorização dos profissionais

Gratificações – Desde 2015, os professores recebem a Gratificação de Incentivo à Docência (GID), no valor de R$ 800. Em 2019 esse benefício chegou aos cuidadores com a criação da Gratificação de Incentivo aos Cuidadores (GIC). Além disso, gestor escolar, secretários e demais funções além do salário, recebem gratificações e incentivos.

Ampliação das vagas – Os investimentos e a modernização do ensino em Boa Vista, começaram em 2013. Em nove anos, a prefeitura criou mais de 15 mil vagas na rede. Foram construídas 40 novas escolas, além das reformas, reconstruções e ampliações de outras 53 unidades. Em 2013, o município atendia 29 mil alunos. Hoje, mais de 44 mil estão matriculados nas escolas de Boa Vista.

Alfabetização – Por meio Programa Saber Igual, parceria com o Instituto Alfa e Beto (IAB), a prefeitura estruturou um ensino igualitário em todas escolas. Reduziu o analfabetismo constatado já em 2013. Hoje, com o Projeto BV Alfaletrar está recuperando os prejuízos causados pela pandemia. Tudo isso, para que a alfabetização das crianças aconteça ainda nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Ações e conquistas que ganharam destaques este ano

FEMIC 2021 – Um dos mais recentes projetos que se destacou a nível nacional foi o “Peixinho Cará: do lago ao prato”, da Escola Municipal Indígena Vicente André da Silva, da Comunidade Truarú da Cabeceira. O projeto venceu em 1º lugar na tradicional Feira Mineira de Iniciação Cientifica (Femic) e ganhou credencial para a temporada 2022 da La Copa Science, no México.

Olimpíada de Língua Portuguesa – Nesta edição 2021, a rede também se destacou com o relato da professora Lizeth Viana, da Escola Municipal Frei Arthur Agostini e sua aluna venezuelana Kamila Flores com o poema “Agradecimento de uma estrela imigrante”. As duas estão na etapa nacional e estão participando da Semana de Encontros Semifinalistas com os destaques da categoria Poema de todo o Brasil.

Revista Nova Escola – Os desafios do ensino em Boa Vista também foram citados na revista eletrônica, em duas matérias publicadas: Acolhimento: como fortalecer os vínculos motivar os alunos a enfrentar os desafios impostos pela pandemia e Fechamento de ano: como avaliar os alunos neste 2021 tão atípico?, onde a professora Marcela Saramela, da Escola Municipal Jael da Silva Barradas, relatou suas experiências com o retorno das aulas presenciais e a estratégia adotada para a conclusão do ano letivo 2021.

Prêmio MPT na Escola 2021 – Este ano teve mais alunos destaques a nível nacional. Entre os três vencedores da categoria “Conto”, se destacou a aluna Ana Clara do Nascimento, da Escola Municipal Maria Gertrudes Mota de Lima. No desenho, foi o aluno Anthony Bezerra, da escola Aquilino da Mota Duarte. O Prêmio estimula a participação de estudantes de todo o Brasil nas ações de mobilização e prevenção ao trabalho infantil, por meio do Ministério Público do Trabalho.