Prefeito Arthur defende profissionais de saúde após acusação de boicote feita por Denarium

"Essas acusações de ontem [de Denarium] demonstram seu total despreparo. Eu considero até má fé porque foram apresentados dados falsos sobre a capital", disse Arthur

Após ataques e acusações desesperadas por parte governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), numa tentativa frustrada de transferir a responsabilidade do baixo índice de vacinação contra a covid-19 no Estado para Prefeitura de Boa Vista, o prefeito Arthur Henrique (MDB) lamentou a atitude ‘politiqueira’ do governador e apresentou dados sobre a imunização na capital de Roraima, que desmontam o discurso de Denarium.

Os ataques de Denarium ocorreram em entrevista ao Globo News em Ponto, na manhã dessa terça-feira, 16. O governador tentou transferir a responsabilidade do baixo índice de vacinação no Estado e, ainda, acusou a gestão municipal de ‘trabalhar pelo caos’.

“Aqui em Boa Vista, a prefeitura talvez não esteja dando a real atenção para vacinação porque muitas vezes trabalham pelo caos. Quanto pior, melhor. Aqui infelizmente em Roraima, a prefeitura não trabalha, vamos dizer assim: com um relacionamento saudável com o governo do Estado e acaba fazendo politicagem com isso para que os hospitais do governo fiquem lotados”, disse.

Em seguida, Denarium volta atacar e afirmar que a Prefeitura de Boa Vista não tem unidade de atendimento 24h. “Chegamos a ter aqui mais de 500 pacientes internados na rede estadual. Boa Vista é a única capital do Brasil que não tem uma unidade de pronto atendimento, com interação da prefeitura durante 24 horas, ou seja, todo o ônus aqui em Roraima fica a cargo do governo do Estado”.

Arthur se defende

Em entrevista na manhã desta quarta-feira, 17, no mesmo programa, o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), se defendeu das acusações do governador e apresentou dados que comprovam que a campanha segue em ritmo acelerado.

“Para gente colocar um pouco dos dados do que a gente tem avançado em Boa Vista, eu tenho aqui os próprios dados do Ministério da Saúde, onde constam 181.880 pessoas vacinadas com a imunização completa, com as duas doses, em Boa Vista. São dados da base nacional do Sistema do Programa Nacional de Imunização. Então, com a imunização completa nós temos quase 54% da população. Esses dados podem estar defasados ainda de 48 horas, então os números são ainda melhores”.

O prefeito segue apresentando dados do Ministério da Saúde. “Pelo que nós temos na secretaria, já ultrapassamos 54% da população completamente imunizada. Se nós analisarmos os mesmos dados do Ministério da Saúde, com relação a primeira dose, nós já alcançamos hoje 265.668 pessoas vacinadas, somente com a primeira dose. Isso chega em algo a 78%. Se somarmos a dose única com, essa primeira dose, Boa Vista já ultrapassa os 87% de pessoas vacinadas com a primeira dose”, sustentou.

Valorização dos profissionais

Logo no início da entrevista, o prefeito lamentou as investidas de Denarium contra ele e, também, contra os profissionais da Saúde que seguem na linha de frente durante quase dois anos.

“Eu lamento muito que o governador de Roraima tenha me atacado, atacado meu trabalho e me atacado pessoalmente sobre a condução da imunização aqui em Boa Vista. Ao me atacar, ele ataca também os profissionais de saúde que hoje estão na linha de frente já aí há dois anos com a pandemia durante todo esse ano de 2021 realizando o trabalho de imunização das pessoas em Boa Vista. Eu acompanho diariamente a atuação desses profissionais e sei o quanto eles se dedicam para avançar com a vacinação”.

‘O medo de Denarium’

Arthur Henrique voltou a lamentar a atitude de Denarium em outro trecho da entrevista e destacou que as declarações podem ser em virtude de Denarium ter a gestão mal avaliada segundo pesquisas recentes.

“Eu lamento as declarações do governador, não sei se isso tem a ver com as recentes pesquisas de avaliação do governo dele, que está muito mal avaliado. Mas, a prefeitura tem avançado muito. Essas acusações de ontem demonstram total despreparo. Eu considero até má fé porque foram apresentados dados falsos sobre a capital. Boa Vista representa 67% da população do Estado e que a imunização tem avançado muito, os números são bem melhores do que aqueles que foram apresentados ontem”.

Projeto de reeleição

O governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), anunciou na semana passada que é pré-candidato à reeleição. Nos últimos meses, Denarium tem adotado uma postura desesperada descumprindo, inclusive, promessas que fez de reduzir gastos. Ele criou três novas secretarias extraordinárias, que funcionarão por apenas um ano. Além disso, tem intensificado campanhas assistencialistas como a entrega de alimentos pelo programa ‘Cesta da Família’.

Ao atacar o prefeito de Boa Vista, Denarium esquece os eventos que promove na capital e no interior descumprindo medidas sanitárias e causando aglomeração.

Confira o vídeo:

Informações: Portal O Poder