Ex-secretário Estadual de Saúde, Airton Cascavel é preso por estupro

Airton Cascavel com o governador Antonio Denarium no Palácio do Governo – Foto: Reprodução/Facebook/Antonio Denarium

O ex-secretário de Saúde do Estado, Airton Cascavel, foi preso nesta terça-feira (8) por estupro. A prisão ocorreu em Boa Vista, executada por agentes da Delegacia de Proteção a Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) do Estado de Santa Catarina-SC.

Segundo informações apuradas pelo jornal Roraima em Tempo, Cascavel teria estuprado uma jovem de 18 anos em Joinville. De acordo com as investigações, o crime ocorreu na casa da mãe do ex-secretário. A jovem trabalhava como cuidadora da mulher.

A Polícia Civil de Roraima (PCRR) informou que prestou apoio à equipe de Joinville para a lavratura do procedimento. Segundo a Civil de Roraima, Cascavel seguirá para audiência de custódia.

Histórico

O empresário também é investigado em Roraima pelo mesmo crime. O caso, conforme inquérito, ocorreu em dezembro de 2019.

De acordo com o documento, ele cometeu abuso sexual contra uma criança de 12 anos. Dessa forma, a mãe da vítima denunciou o caso no Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente da Polícia Civil de Roraima.

Atuação de Cascavel no MS e no Governo de Roraima

Airton Cascavel foi secretário de Saúde de Roraima em 2021. Ele foi o quarto secretário da Pasta na gestão de Antonio Denarium.

Sua passagem na secretaria ficou marcada por denúncias de falta de medicamentos, profissionais, bem como de insumos nas unidades hospitalares.

Ele atuou na Sesau em maio de 2021 e saiu em julho do mesmo ano. Anteriormente, ele trabalhou como assessor no Ministério da Saúde (MS).

O ex-secretário é suspeito de assessorar o Ministério sem ter nomeação. É que antes de ser nomeado, ele teria atuado em nome da Pasta. Desse modo, ele disse à CPI que atuava como um “facilitador da burocracia pública”.

No dia 27 de outubro de 2021, a CPI da Covid indiciou o empresário por usurpação de função pública.

Informações: Roraima em Tempo