Arthur Henrique: “Nossas escolas são modernas, seguras e confortáveis”

Temos tecnologias como robótica, tablets, notebooks, mesas pedagógicas e a nossa merenda é balanceada, servida com cardápios variados e saudáveis. Tudo isso e muito mais fazem com que as crianças queiram estar dentro de sala de aula”, disse o prefeito

Desde que assumiu a gestão de Boa Vista, o prefeito Arthur Henrique sempre tem investido na educação das crianças da capital. Esse cuidado especial com o futuro influencia diretamente na qualidade de ensino em todas as 126 escolas da capital. E mesmo durante a pandemia, as aulas seguiram, ainda que remotamente, para que nenhuma criança ficasse sem conhecimento.

Nesta semana, a prefeitura entregou novos itens escolares fundamentais para o aprendizado, por meio do Programa de Ensino Estruturado, implantando em 2013. Os materiais incluem: livros didáticos impressos, chromebooks, tabletes, biblioteca virtual, além do lançamento do programa “Tix Letramento”, que oferece recursos tecnológicos pedagógicos para o desenvolvimento educacional de atividades dos alunos com deficiência.

“Nossas escolas são modernas, com estruturas de qualidade, seguras e confortáveis.  100% das salas de aula de Boa Vista são climatizadas. Temos tecnologias como robótica, tablets, notebooks, mesas pedagógicas e a nossa merenda é balanceada, servida com cardápios variados e saudáveis. Tudo isso e muito mais fazem com que as crianças queiram estar dentro de sala de aula”, disse o prefeito Arthur Henrique. 

Há cerca de um mês, aconteceu o retorno das aulas, 100% presenciais. E para isso, todas as unidades de ensino seguem os protocolos de segurança, como uso de máscaras faciais, higienização com álcool em gel e distanciamento dentro e fora das salas. Também foram adquiridos mobiliários novos e playgrounds.

Em 2021, a rede municipal de ensino matriculou mais de 44 mil alunos. E neste ano, esse número chegou a 46.817 mil, acompanhados por mais de 2.800 professores. Só ano passado, foram registradas mais de 7 mil matrículas para alunos migrantes venezuelanos e quase 1.150 alunos com deficiência. Já em 2022, o município tem um total de 1.221 alunos sendo atendidos pelas salas de recurso multifuncional, além do Centro Municipal Integrado de Educação Especial.

“Há uma lista de espera de matrículas são atendidas conforme criação de vagas. Seguindo a premissa de que a Educação é para todos, a rede municipal de ensino busca atender a todas as crianças que buscam vaga nas escolas de Boa Vista, através do cadastro da Central de matrícula e mediante Coordenação de matrículas. Hoje, temos mais de 7mil alunos migrantes, que representam 15% do total da rede municipal”, disse a secretária municipal de Educação, Maria Consuelo Sales.

Por meio do Programa de Ensino Estruturado, implantado na capital desde 2013, uma metodologia de ensino eficaz garante a todos alunos a mesma oportunidade de aprendizagem. Trata-se de um currículo voltado para a primeira infância, o que faz a educação em Boa Vista um modelo para o Brasil.

Além disso, todas as escolas do município contam com uma merenda saborosa e saudável. Só nas creches, são servidas cinco refeições por dia. Há cardápios específicos para crianças com restrições alimentares e todos os alimentos são comprados diretamente dos produtores rurais de Boa Vista, o que representa também um incentivo à agricultura familiar.

Valorização do profissional da educação

A prefeitura tem se empenhado para a cada dia valorizar seus servidores sob diversos aspectos. E com os da educação não é diferente. Esse reconhecimento pode ser conferido por meio do pagamento de 14º e 15º salários, rateio do Fundeb, abono salarial, salários em dia, convênios, capacitações e muito mais.

“Tudo isso também faz com que o profissional dedique sua vida para ensinar, cuidar e acolher com amor as nossas crianças. Para Boa Vista ser a capital da 1ª infância, a Educação precisa ser referência, como é a nossa, graças ao empenho de cada servidor. Não à toa, saímos da última posição para a 5ª melhor educação do Brasil, graças a cada professor, gestor, colaborador”, ressaltou o prefeito.

Durante os dois primeiros anos da pandemia de covid-19 (2020 e 2021), as convocações na rede municipal de ensino para Boa Vista foram somente para substituir as vacâncias, demissões e em caso de falecimento, devido à Lei Federal 173, impedir de fazer convocações para atender as necessidades e o município ser vedado na época, em aumentar as despesas.

Outro ponto que vale destacar é em relação aos cuidadores, profissionais que auxiliam os professores nas escolas públicas do município. O número durante a pandemia permaneceu o mesmo, com total de 643 profissionais trabalhando nessa área. Já nesse ano, as escolas contam com 658 cuidadores.

“Este ano, a prefeitura empossou quase 200 novos profissionais aprovados em concurso, entre professores, assistentes e novos cuidadores. Só em 2022 que o município foi autorizado a aumentar o quadro de servidores, pois até o final de 2021, a Lei 173 do Governo Federal proibia municípios de aumentarem gastos permanentes”, destacou a secretária Consuelo.