Prefeito Arthur entrega novos materiais didáticos impressos e digitais às escolas de Boa Vista  

Materiais incluem chromebooks, tabletes e biblioteca virtual que serão destinadas às escolas tanto da zona urbana, como rural e indígena

Com o compromisso de investir sempre na educação, o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, fez nesta segunda-feira, 14, a entrega de materiais didáticos impressos e digitais para as escolas da Rede Municipal de Ensino. A Escola Municipal Escola Municipal Glemiria Gonzaga de Andrade, localizada no bairro Cidade Satélite foi a primeira a receber.

Os novos itens foram adquiridos por meio do Programa de Ensino Estruturado, implantando em 2013 e que garantir a todos os alunos a mesma oportunidade de aprendizagem. Os materiais incluem: livros didáticos impressos, chromebooks, tabletes, biblioteca virtual, além do lançamento do programa “Tix Letramento”, que oferece recursos tecnológicos pedagógicos para o desenvolvimento educacional de atividades dos alunos com deficiência.

“Todas as crianças estão recebendo o material didático, com uma grande novidade que é a biblioteca virtual. A partir desse ano, as crianças, além de contarem com o material didático físico, vão ter acesso à leitura por livros digitais, que poderão ser acessados através de computadores, celulares e tablets. Assim, alunos, professores e também os pais e responsáveis terão acesso a mais de 25 mil títulos para serem trabalhados na Rede Municipal de Ensino”, disse Arthur.

As escolas receberam mais de 30 mil kits de material escolar, adquiridos com recursos do Fundeb e que são destinados para cerca de 30 mil alunos do 1° ao 5º ano do Ensino Fundamental nas áreas urbanas, indígenas e do campo. Todo esse material didático é fornecido pelo Instituto Alfa e Beta (IAB) desde 2013 e seguem os parâmetros da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). São livros de Língua Portuguesa, Ciências e Matemática, minilivros, cartazes, cartelas de letras, fantoches e demais recursos pedagógicos aos professores.

Novos materiais – A prefeitura também adquiriu 1.100 chromebooks, que serão entregues às escolas que atendem do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, além de 1.300 tablets, que serão destinados às escolas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. O município vai ampliar essa distribuição, que será utilizada a critério do professor, durante seu planejamento em sala de aula.

“Hoje a tecnologia está presente na sala de aula de nossas escolas. E agora, chega mais equipamentos, que serão ferramentas importantes ao professor e que vão reforçar esse trabalho de educar a todas as crianças de nossa capital”, afirmou a secretaria municipal de Educação, Maria Consuelo Sales.

Tix Letramento: Programa vai contribuir com o aperfeiçoamento de alunos com deficiência

E mais uma ferramenta didática chega para somar na educação das escolas de Boa Vista, sobretudo o ensino especial. É o Tix Letramento, que substitui o teclado convencional de um computador, possuindo apenas nove teclas e é voltado para alunos com deficiência.

O programa será implantado a partir do mês de abril, em 61 escolas de Boa Vista que possuem salas multifuncionais e também no Centro Municipal Integrado de Educação Especial (“Centrinho”), após capacitação dos professores. A proposta é auxiliar os alunos sem fala ou sem escrita funcional, além da aprendizagem na área do letramento e da matemática.

O Tix Letramento é voltado para alunos com deficiências físicas, motoras ou cognitivas, além de Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), Transtorno do Espectro Autista, altas habilidades e superdotação, transtornos e dificuldades de aprendizagem, entre outras.

Segundo dados do Censo Escolar de 2020, cerca de 1.150 alunos da educação especial estão matriculados na Rede Municipal de Ensino. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), desenvolve suas ações na Modalidade de Educação Especial, com base na Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.