Mãe de alunos denuncia condições precárias de escola estadual no Cantá

Segundo denunciante, escola não tem bebedouro, falta material didático e ventiladores estão com problemas

A precariedade na Escola Estadual Raimundo Carlos Mesquita, localizada na Serra Grande II município do Cantá foi alvo de denúncias nesta sexta-feira (18).

Em imagens compartilhadas por uma mãe de dois alunos que estudam no local, e que não quis se identificar, o prédio da escola se encontra em péssimas condições para uso. Em uma das salas, é possível ver o teto sem o forro e a água da chuva adentrando o espaço com os alunos ainda dentro.

Ainda de acordo com a mulher a escola não tem material didático, falta bebedouro no local, e tudo o que resta, é uma promessa antiga de reforma.

“A água é colocada em uma garrafa térmica, não em livros para alunos do ensino médio e os ventiladores quando ligados, saem uma fumaça com faísca de fogo. Tem só uma promessa de reforma há anos e nunca veio”, disse.

Conforme a mãe, em reunião com outros pais de alunos, a diretoria da escola chegou a dizer que caso o problema na estrutura não fosse resolvido, as aulas que até então são presenciais, seriam suspensas e passariam a ser remotas.

Mais denúncias
A reportagem também recebeu informações que professores seletivados estariam indo até a Escola Raimundo Carlos Mesquita apenas para assinar uma folha presencial já que não foram exonerados dos cargos sendo que os professores concursados já teriam assumidos seus cargos.

A denúncia diz que os professores estariam recebendo sem ministrar as aulas. “Eles estão indo para a escola só para cumprir horário. […] Ficam só sentados cumprindo horário e aí vão embora.”

Outras escolas

Do mesmo modo, durante a semana, a Escola Estadual José Aureliano localizada no mesmo município, também recebeu reclamações devido a estrutura deteriorada.

Conforme a denúncia, poucas salas têm central de ar, e ainda assim, os equipamentos se encontram em péssimas condições. Os denunciantes relataram ainda, que as janelas são tampadas com pedaços de forro PVC, a pintura está desgastada.

Citado

Por fim a reportagem entrou em contato com o governo de Roraima que por meio de nota disse está ciente sobre a situação da estrutura da escola e que a mesma vai receber reforma, no entanto, o projeto básico se encontra em fase de licitação. Disse ainda que será feita a aquisição de bebedouros para a escola assim como novos investimentos para o local.

O governo também negou que professores estariam de forma irregular na escola.

Informações: Roraima em Tempo