Implantação de nova triagem no Hospital da Criança Santo Antônio deixa atendimento mais rápido

Em janeiro de 2022, foram registrados 5.733 atendimentos na base de acolhimento, fevereiro fechou com 4.204, apenas nos 20 dias de março, 3.768 crianças

A Prefeitura de Boa Vista, implantou há cerca de dois meses um novo formato de triagem no Hospital da Criança Santo Antônio, para fazer um atendimento seguro e mais rápido. A unidade atende crianças de todo o estado, outras nacionalidades como da Guiana, Venezuela, além de comunidades Indígenas, a partir de 29 dias de vida até 12 anos de idade.

A criança que chegar para atendimento, passa pela triagem e quando sai do acolhimento com a verificação de sinais vitais, como; temperatura, peso, pressão arterial, frequência cardíaca, saturação e glicemia capilar, recebe uma ficha, nela vai ter o tempo de espera e local que o pai, mãe ou responsável vão aguardar atendimento seguindo uma cor indicada pelo acolhimento.

Confira às cores de cada atendimento:

Vermelho (Emergência – Atendimento imediato em até 10 minutos, ex: obstrução de vias aéreas, afogamento)

Laranja (Muito urgente – Atendimento até 10 minutos, ex: cortes profundos, desmaio)

Amarelo (Urgente – Atendimento até 20 minutos, ex: febre, sintoma de resfriado)

Verde (Pouco Urgente – Atendimento 30 a 60 minutos, ex: sem febre, pedido de avaliação)

Azul (Não Urgente – Atendimento de 30 a 60 minutos, ex: sem febre, pedido de retorno)

Em janeiro de 2022, foram registrados 5.733 atendimentos na base de acolhimento, fevereiro fechou com 4.204, apenas nos 20 dias de março, 3.768 crianças.

“Encaminhamos as crianças que estão classificadas nas cores Azul e Verde para atendimento na UBS, anexo ao hospital, que é nosso suporte. Se alguma criança apresentar o quadro de febre, ficam aqui mesmo no hospital e vamos reavaliar. Todo o cuidado é necessário e não temos demora no atendimento. Verde e Azul ficam na recepção, na segunda recepção a cor amarela e na frente dos consultórios, crianças de ficha vermelha e laranja”, disse, a coordenadora de enfermagem de acolhimento do Hospital Criança, Maria Stocher.

Há dois dias, Sabrina Silva de 6 anos, vem apresentando inchaços pelo corpo, a mãe Rosanete Joaquim, preocupada procurou atendimento no hospital infantil. “Sempre confiei no trabalho desses profissionais, minha filha chegou e pegamos logo a ficha de emergência, em 10 minutos, fomos atendidas. Desde bebê ela faz consultas nesse hospital”, disse.

A mãe do pequeno Beijamin, também procurou atendimento, passou pelo acolhimento e pegou a ficha de urgência. “Meu filho está com o quadro de gripe, com tosse e febre, passamos pela triagem, não demorou muito e fomos atendidos. Gosto dos médicos desse hospital, eles olham para a criança, tem todo o cuidado e por isso, nem procuro os meios particulares para atendimento” declarou a mãe Stefanie Monteiro.