Governo proíbe projeto cultural no Vila Jardim, denunciam moradores

O projeto atendia cerca de 120 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social - Foto: Divulgação

O Projeto Humaniartes perdeu seu polo base no residencial Vila Jardim, a pedido do Governo do Estado. Essa foi a denúncia feita pelos síndicos do local, nas redes sociais, destacando que os maiores prejudicados são as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social que eram atendidos pelo projeto cultural.  

O Humaniartes é desenvolvido pelo Sistema Integrado de Música da Amazônia (Simam) e atendia cerca de 120 crianças com educação musical, balé, teatro, capoeira, entre outros projetos que aconteciam no Centro de Atendimento Social (CAS) do Vila Jardim. Na denúncia, os síndicos do residencial destacam que o Governo pediu a retirada do projeto do espaço.

“Nos, síndicos do residencial Vila Jardim, estamos vindo a público avisar a todos os moradores que estamos perdendo mais um projeto, que é das nossas crianças. Pois o Governo do Estado de Roraima solicitou a retirada dos instrumentos, pois não teria sala suficiente para o projeto Simam. Queremos aqui deixar nossa indignação com essa situação. É isso que os moradores do residencial ganham com o Governo de Roraima”.

O Simam desenvolve o projeto há mais de dois anos, inclusive promoveu uma cantata de natal com os moradores. O Vila Jardim é um dos locais mais críticos em termos de violência e tráfico de entorpecentes, devido à falta de policiamento adequado. Há um posto policial no local, porém, de acordo com moradores, sua atuação é ineficaz para conter a criminalidade.