Após pressão e perto das eleições, Denarium decide colocar transporte escolar nas ruas

Ano letivo iniciou sem o transporte, que foi regularizado há cerca de um mês e nesta semana foi cortado novamente

Após mais de um ano parado, o transporte escolar no interior do Estado voltou a funcionar nesta segunda-feira, 02. De acordo com o Governo do Estado, os 600 veículos serão distribuídos para rotas dos municípios, atendendo oito mil alunos em vicinais e em comunidades indígenas.

O processo de contratação de empresas terceirizadas para a prestação de serviço de transporte escolar ficou suspenso por uma decisão da Justiça. Em fevereiro deste ano, uma nova decisão judicial autorizou o prosseguimento do processo. Então a Secretaria de Educação e Desporto (Seed) deu continuidade ao procedimento licitatório, cumprindo todos os ritos processuais exigidos em lei.

Estão sendo contratados 32 empresas com 600 veículos entre ônibus, micro-ônibus, vans e picapes. Um investimento na ordem de R$ 43 milhões com recursos do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) e do Tesouro Estadual.

Os veículos foram vistoriados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para garantir que estão aptos, com a verificação de todos os itens exigidos para o transporte seguro dos estudantes. De acordo com a secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo, as 401 rotas distribuídas nos 15 municípios do interior do Estado foram aferidas em um processo de georreferenciamento e que, como o contrato terá vigência de cinco anos, as rotas poderão ser adequadas conforme a movimentação de matrículas dos estudantes.

Veículos serão distribuídos para o interior nesta segunda-feira. Os contratos com as empresas já estão assinados. Nesta segunda-feira, serão emitidas as ordens de serviço e os veículos já começam a ser encaminhados para as rotas.

Nas últimas semanas, as empresas vencedoras dos lotes estiveram nas escolas do interior para um contato prévio e alinhamento das atividades junto à gestão das instituições de ensino.

Informações: Folha de Boa Vista

Denúncias – A falta de transporte escolar, principalmente, no interior do Estado, foi alvo de diversas denúncias, registradas aqui no Boa Vista Já: