PRIVILÉGIO: Estrada da fazenda do governador em Iracema foi reformada com serviço de qualidade

Galeria evita alagamento na estrada durante o inverno – Foto: Reprodução

Em reportagem no jornal Roraima em Tempo esteve essa semana mostrou que a vicinal 03, no município de Iracema, onde fica uma fazenda do governador Antônio Denarium (PP), recebeu uma obra diferenciada recentemente.

Diferentemente das centenas de estradas de Roraima, a vicinal de Denarium, além de cascalho, tem pelo menos quatro galerias para passagem da água das chuvas. Com isso, o trecho permanecerá em perfeito estado. E também sem risco de rompimento, bem como de alagamento como ocorre no período chuvoso em todos os municípios.

Mas as obras de qualidade começam nas terras de Denarium e terminam nas terras de Denarium. A menos de dois quilômetros do fim da cerca da fazenda do governador recomeça o drama dos moradores. A mesma vicinal chega ao município de Caracaraí e demonstra a falta de atenção de Antônio Denarium, secretariado e prefeitura de Iracema.

Dificuldades dos produtores próximos

De acordo com o produtor Antônio Vieira, não é possível escoar a mercadoria. Conforme ele, quando os bois são vendidos, é necessário levá-los por terra até um ponto em que é possível colocá-los no caminhão.

“Vamos tocando o gado por vários quilômetros. Não existe a mínima condição de entrar um caminhão aqui nesse trecho. Nunca se preocuparam com a gente”, disse o morador da vicinal de Caracaraí.

A história da dona Odília Maria França é ainda mais triste. Morando na vicinal 04 do Apuruí, região de Caracaraí há 25 anos, ela e o marido tomaram a decisão de ir embora nesse fim de semana.

“Estou muito triste. Após quase 30 anos morando aqui teremos que ir embora para a cidade. Não temos estrada, escola e saúde por aqui. Alugamos uma casa em Caracaraí e viveremos lá sem saber o que será de agora em diante”, lamentou a idosa de 70 anos.

Obra completa

A maior parte de recuperação de estradas divulgada pelo atual governo trata-se de raspagem das vias. O trabalho é feito no verão. O maquinário passa a lâmina na via e joga o barro para a lateral. No entanto, quando começa o inverno, a água da chuva leva o barro de volta para a estrada.

E assim, as estradas acabam ficando intrafegáveis, causando transtornos aos moradores das vicinais. Sem as galerias, a água não escorre e também causa os alagamentos.

Por outro lado, a obra feita na estrada da fazenda do governador é completa. Tem implantação de bueiros, utilização de cascalho e vários outros serviços que deixam a via com mais trafegabilidade, segura e livre de alagamentos.

Informações: Roraima em Tempo