Teresa vai trabalhar com Boa Vista e todo o interior do Estado, afirma Arthur Henrique

O prefeito apresentou ao programa Agenda da Semana os principais pontos do plano de governo de Teresa Surita

O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, concedeu entrevista neste domingo, 4, ao programa Agenda da Semana (Rádio Folha), onde falou um pouco sobre o plano de governo da candidata ao Palácio Hélio Campos, Teresa Surita. Segundo ele, a proposta da ex-prefeita é fazer uma gestão integrada envolvendo Estado e municípios, com foco na melhoria da qualidade de vida de toda a população.

Na avaliação de Arthur, tendo em vista a experiência com a atual gestão estadual, é necessário um governo com sensibilidade e que atenda às necessidades da população, com a devida aplicação dos recursos públicos e execução de forma eficiente dos serviços prestados. Para o prefeito, Teresa é a única com esse perfil, o que ficou claro em seus mandatos à frente da capital.

“É muito importante, não apenas para Boa Vista, como também para os demais municípios, ter um governo que conheça de fato as necessidades das pessoas dentro dos municípios. A Teresa tem essa experiência, tem um planejamento para atender diretamente os anseios da população. E foi assim, ouvindo a população de todo o Estado, que seu plano de governo foi construído”, disse.

A entrevista tratou de temas chaves, por exemplo, a saúde, que é um dos principais problemas vividos pelo atual governo. Arthur destacou que Teresa, quando eleita, quer trabalhar em sintonia com os municípios, descentralizando o atendimento aos hospitais como o HGR, fortalecendo a saúde no interior, com a devida qualidade.

“O nosso Estado é muito grande. E quem vem de Pacaraima, por exemplo, à capital, tem que andar 200 km. Por isso é preciso montar um trabalho integrado, com planejamento, olhando para cada um para atender a todas as pessoas”.

Infraestrutura – Arthur também abordou sobre a situação das estradas e vicinais do Estado, que muitas se encontram em condições precárias. O plano de Teresa Surita envolve o compromisso de implementar obras de infraestrutura no entorno dos municípios, garantindo a geração de renda e o escoamento da produção agrícola.

“Os municípios hoje não têm capacidade financeira para executar esse tipo de obra e nem corpo técnico suficiente. Então é preciso que o governo tenha um plano consistente, como é o caso do plano da Teresa. É o governo entrando nos municípios, interligando e garantindo a infraestrutura de estradas do Estado inteiro”.

Educação – Questionado sobre as escolas estaduais, Arthur ressaltou que Teresa vai manter tanto as escolas militarizadas quanto as de ensino integral, ampliando o acesso em todos os municípios. Além disso, vai melhorar as condições das demais escolas, com a mesma qualidade que é vista nas unidades de ensino da capital.

“Hoje muitos estudantes deixam a escola quando chegam à rede de ensino do Estado. O atual governador não construiu nenhuma escola. Há muitas escolas fechadas e outras em péssimas condições. Teresa, por sua vez, construiu mais de 40 escolas em seus dois últimos mandatos como prefeita, três delas entregues durante a pandemia. É isso que a população precisa observar na hora de escolher seus representantes”.

Articulação com a União – O prefeito também destacou a articulação que Teresa sempre teve com o Governo Federal, independente de divergências políticas. Citou o atual presidente Jair Bolsonaro, que garantiu e enviou diversos recursos ao Estado e à capital visando melhorias à população, como para asfaltamento de estradas e a construção do Parque do Rio Branco.

“Bolsonaro sempre teve um olhar especial para o Estado e tem sido um parceiro muito forte de Roraima. O que não vemos é a aplicação desses recursos a nível de Estado. Com Teresa à frente do Governo, a situação será diferente. Ela sempre teve uma boa articulação com todos os presidentes e sabe fazer uma boa gestão dos recursos, a exemplo do que pode ser visto na capital”.