Operação Acolhida vai ser estendida até 2020, afirma comitiva interministerial

A Operação Acolhida foi idealizada em junho de 2018 e todo o trabalho recebe acompanhamento direto do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur)
A Operação Acolhida foi idealizada em junho de 2018 e todo o trabalho recebe acompanhamento direto do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur)

Durante coletiva à imprensa ocorrida no final da tarde desta quinta-feira, 17, na sala de reunião do Palácio Senador Hélio Campos, a comitiva composta por cinco ministros de Estado ressaltou o interesse do Governo Federal em prorrogar a Operação Acolhida, que assiste refugiados venezuelanos. Além disso, a proposta é que a fronteira com a Venezuela não seja fechada para impedir a entrada dos imigrantes.

A comitiva é composta pelos ministros Fernando Azevedo (Defesa), Ricardo Vélez Rodríguez (Educação), Osmar Terra (Cidadania), Wagner Rosário (Controladoria-Geral da União) e Luiz Henrique Mandetta (Saúde). Eles se reuniram com o governador Antônio Denarium, com quem trataram sobre como resolver o imbróglio internacional.

“O fechamento [da fronteira] não tem essa possibilidade agora. Não vamos virar as costas para quem vem buscar um prato de comida, um emprego, uma vida digna”, afirmou o ministro da Defesa, Fernando Azevedo.

Foi destacado também que os recursos para manter a Operação Acolhida estão garantidos até o dia 31 de março desde ano. Atualmente, uma equipe está fazendo levantamento de valores para que o trabalho seja prorrogado até 2020, tendo em vista a demanda de imigrantes em Roraima.

Os ministros, junto ao governador Antônio Denarium, falaram à imprensa no fim da tarde desta quinta-feira

“O prosseguimento da Operação Acolhida está sendo feito. O comitê de Brasília coordenado pela Casa Civil vai verificar a disponibilidade em relação a isso”, destacou Azevedo. Ele acrescentou que não há um prazo para verificação.

O governador Antônio Denarium garantiu que o Estado vai atuar para que a Operação Acolhida continue fazendo o mesmo trabalho que vem sendo feito em quase 10 meses.

“Como ainda existe um fluxo muito grande de venezuelanos no Brasil essa Operação vai ser mantida por mais 12 meses. E com 12 meses pode ter um aumento de imigração ou então uma redução. De acordo com a demanda, o governo federal e o Exército podem aumentar a quantidade de abrigos ou então reduzi-los”, sustentou Denarium.

Agenda – A comitiva ministerial desembarcou nessa quinta-feira (17) em Boa Vista para acompanhar de perto a situação dos imigrantes venezuelanos que vivem no Estado. No período da tarde, por volta das 15h, estiveram no Posto de Triagem, e em seguida em outros três abrigos da Capital, ambos localizados no bairro 13 de Setembro, região Sul da cidade.

O Posto de Triagem foi o primeiro local visitado pela comitiva ministerial. Eles conheceram as instalações e o trabalho que é feito com os venezuelanos. Na manhã desta sexta-feira (18), a equipe ministerial segue para o município de Pacaraima, onde também vai verificar a situação migratória.

Informações: Roraima em Tempo