Campanha contra a gripe começa na próxima segunda-feira

A vacina estará disponível nas salas de vacinas das unidades básicas de saúde, no Cernutri e programa Família que Acolhe (FQA) durante toda a campanha. (Fotos: Igorh Martins)
A vacina estará disponível nas salas de vacinas das unidades básicas de saúde, no Cernutri e programa Família que Acolhe (FQA) durante toda a campanha. (Fotos: Igorh Martins)

A Prefeitura de Boa Vista a anunciou a antecipação da campanha nacional contra a Influenza (Gripe) em Boa Vista para esta segunda-feira, 8, em todas as unidades básicas de saúde e nas salas de vacinas do Centro de Nutrição Infantil (Cernutri) e programa Família que Acolhe (FQA).

A data prevista para ocorrer em todos os estados brasileiros, conforme recomendação do Ministério da Saúde, é no dia 10. De acordo com a prefeita, desde que foram confirmados casos dos subtipos de vírus da Influenza H1N1 no Amazonas, o munícipio está em alerta e vem consolidando estratégias para proteger a população boa-vistense da doença.

“Nós recebemos 23 mil doses da vacina, mas quero acalmar a população. Não existe surto em nosso estado. Nós estamos antecipando devido o problema de Manaus, por isso a importância de começar a vacinar antes da data nacional. Começamos na segunda-feira com os grupos específicos que são crianças menores de seis anos, idosos, profissionais de saúde e os demais”.

O foco da campanha é imunizar 90% dos grupos de risco por conta da possibilidade desses indivíduos de complicações causadas pela gripe. Devem receber a vacina pessoas com 60 anos ou mais; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores de escolas públicas e privadas; povos indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

O secretário municipal de saúde, Cláudio Galvão explica que a vacina é específica para os grupos específicos. “As crianças menores de seis anos, professores, profissionais de saúde e demais grupos, neste primeiro momento, teremos 28 pontos de vacinação, onde os vacinadores estarão a postos para receber esses grupos”.

Além dos 28 pontos de vacinação, que já está disponível no site, a prefeitura planejou ações específicas para alcançar os grupos prioritários. As equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) vão se mobilizar a partir do dia 9, em diversas ações, em cada bairro, com vacinação em domicílio, atendendo crianças dentro da faixa etária em creches, escolas e Casas Mãe, nos grupos de hipertensos e diabéticos (nas unidades de saúde), gestantes, idosos, profissionais da saúde e busca ativa das pessoas que fazem parte dos grupos, em locais próximos as unidades básicas de saúde.