Vacinação contra gripe em Boa Vista vai prosseguir nas unidades de saúde

Até o dia 14 de junho, a vacina será ainda disponibilizada para membros dos grupos prioritários que não se imunizaram durante a campanha
Até o dia 14 de junho, a vacina será ainda disponibilizada para membros dos grupos prioritários que não se imunizaram durante a campanha

A vacinação contra a influenza (gripe) para os grupos prioritários terminou nesta sexta-feira, 31. Porém, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, a partir da próxima segunda-feira, 03, as doses restantes da vacina serão ofertadas para a população geral nas unidades básicas de saúde.

Até o dia 14 de junho, a vacina será ainda disponibilizada para membros dos grupos prioritários que não se imunizaram durante a campanha. A superintendente de Vigilância em Saúde do município Francinete Rodrigues esclarece que a vacinação ocorrerá enquanto durarem os estoques no estado.

“É importante alcançarmos o público-alvo que é o mais suscetível a possíveis complicações com a doença, principalmente nesse período de inverno. A partir de segunda-feira, vamos imunizar também o restante da população que não está nesse grupo. É importante também deixar claro que essa vacinação vai acontecer para toda a população enquanto durar o nosso estoque, que hoje é cerca de 10 mil doses, e não haverá mais reposição de estoque pelo Ministério”.

Cobertura – Hoje, a cobertura vacinal de Boa Vista é de 78,38%. Os grupos que já atingiram a meta até o momento foram os professores (102,33%), portadores de doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais (95,26%), idosos (91,65%). As crianças de seis meses a menores de seis anos é o grupo com cobertura mais baixa, de 68,75%.

Ano passado foram confirmados 56 casos por Síndrome Gripal, sendo 7 Influenza A (H1N1) pdm09, 16 de Influenza A/H3 sazonal, 4 Influenza A/H1 sazonal e 29 Influenza B. Este ano, o município registrou até o momento 17 notificações, sendo 9 descartados e 8 em investigação.

Ações – a Prefeitura de Boa Vista iniciou a campanha antecipadamente no dia 8 de abril, desde então vem desenvolvendo diversas ações de vacinação em escolas, creches, nas casas dos pacientes acamados, nas próprias unidades básicas de saúde e outras instituições, com a finalidade de alcançar o público prioritário.