Começa hoje Fórum Nacional da Primeira Infância no Teatro Municipal

O fórum tem o objetivo de sensibilizar, compartilhar as melhores práticas na promoção em diversas áreas de atuação e estimular a sociedade a atuar na promoção contínua e responsável do desenvolvimento da primeira infância
O fórum tem o objetivo de sensibilizar, compartilhar as melhores práticas na promoção em diversas áreas de atuação e estimular a sociedade a atuar na promoção contínua e responsável do desenvolvimento da primeira infância

Boa Vista recebe nesta quarta-feira (12) e quinta (13) o Fórum Nacional da Primeira Infância, evento da prefeitura da capital que vai discutir a importância do cuidado nos primeiros anos de vida de uma pessoa.

A expectativa é receber mais de mil pessoas, entre autoridades, profissionais e estudantes de diversas áreas no evento, que ocorre no Teatro Municipal, a partir das 8h.

O fórum tem o objetivo de sensibilizar, compartilhar as melhores práticas na promoção em diversas áreas de atuação e estimular a sociedade a atuar na promoção contínua e responsável do desenvolvimento da primeira infância, fase que vai da gestação ao seis anos de vida.

Especialistas nacionais e internacionais das áreas de saúde, educação, social, urbanismo, tecnologia e comunicação falarão sobre a necessidade de investir na fase considerada a mais importante para o desenvolvimento humano, além de mostrarem resultados obtidos em estudos sobre o tema.

Boa Vista, ‘capital da primeira infância’

Desde 2013, a prefeitura iniciou a política de cuidados com a primeira infância, com o programa, Família que Acolhe (FQA).

Com foco no desenvolvimento infantil, o Família que Acolhe integrou os serviços nas áreas de saúde, educação, gestão social e comunicação para mulheres e crianças, da gestação até os seis primeiros anos de vida. Essas ações visam o desenvolvimento integral dos pequenos cidadãos de Boa Vista e oferecer mais oportunidades à futura geração.

Em seis anos, o FQA atendeu 14.490 família e atualmente são 4.398 participando ativamente do programa. Os beneficiários têm acesso a serviços de saúde, vagas garantidas em creches e escolas, além de receberem orientações sobre os cuidados corretos com os filhos e a importância do fortalecimento dos vínculos afetivos para o desenvolvimento integral da criança.

Desde 2017, o serviço é descentralizado por meio do programa de Visitação Domiciliar. As famílias recebem os profissionais do programa em casa e nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), ampliando o número de pessoas atendidas.

São 72 profissionais envolvidos, sendo 60 visitadores que atendem às famílias em casa a cada 15 dias. Duas vezes ao mês, as famílias participam de encontros da primeira infância nos Cras. O foco do programa é o acompanhamento de crianças da gestação aos 3 anos de idade.

Palestrantes do Fórum:

Teresa Surita – prefeita de Boa Vista;

Osmar Terra – ministro da Cidadania;

Luiz Antônio Miguel Ferreira – promotor de justiça de SP;

Mary Young- Mary Eming Young – consultora sênior do Centro de Desenvolvimento Infantil da Fundação de Pesquisa para o Desenvolvimento da China e assessora sênior do Centro para o Desenvolvimento da Criança da Universidade de Harvard;

Anna Maria Chiesa – professora do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva e membro do Comitê Científico do Núcleo Ciência pela Infância;

Antonio Gois – jornalista e presidente da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca);

Vital Didonet – professor, especialista em Políticas para a Primeira Infância na Rede Nacional Primeira Infância;

Claudia Maria Costin – diretora do Cento de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) da Fundação Getúlio Vargas;

Andrea Torres – especialista sênior em Desenvolvimento da Primeira Infância da Fundação Bernard Van Leer;

Mariana Luz – CEO da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal;

Sam Sternin – consultor da Fundação Bernard Van Leer.