AgrofestBV2019 – Campos experimentais desenvolvidos com apoio da prefeitura vão apresentar as melhores tecnologias em sementes para cultivo

As empresas multinacionais referências em tecnologias aplicadas em sementes, demonstraram interesse no trabalho desenvolvido pela prefeitura no Nova Amazônia
As empresas multinacionais referências em tecnologias aplicadas em sementes, demonstraram interesse no trabalho desenvolvido pela prefeitura no Nova Amazônia

Que os agricultores familiares da área rural de Boa Vista estão tendo êxito no campo, isso ninguém tem dúvidas. As áreas de produção, feitas com apoio da prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI), serão apresentadas na AgrofestBV 2019, que vai acontecer entre os dias 25 a 27 de julho, no Assentamento Nova Amazônia.

A SMAAI preparou vários campos experimentais com 19 culturas de milho, 19 de soja e sorgo para produção de biomassa (campo experimental inédito no Brasil). O objetivo é trazer para o agricultor o que há de melhor em novidades nas cultivares (sementes).

Nos campos experimentais preparados para serem mostrados no evento, os materiais foram fornecidos por grandes empresas do segmento, multinacionais entre elas a Basf, Pioneer, For Seed, Morgan, Stein, uma empresa americana estreando no Brasil e a LG que já está há um tempo no mercado.

O Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA), executado pela (SMAAI), promoveu o acesso dos agricultores familiares às melhores tecnologias, permitindo que possam produzir mais e melhor. O resultado desse processo são agricultores que antes não conseguiam produzir e agora melhoraram a renda familiar e têm excelentes perspectivas de desenvolvimento e crescimento para o futuro.

E para que esta tecnologia possa chegar até os agricultores, é necessário que investimentos sejam feitos e um deles com certeza é a atração de empresas que vejam o potencial produtivo do município e invistam nisso.

O Diretor técnico da secretaria de agricultura Fábio Guths explicou que existem as cultivares (sementes melhoradas geneticamente) convencionais e transgênicas, que no caso do milho tem diferenças de biotecnologias no combate à lagarta (praga de lavoura).

“Esses materiais posicionados no campo dentro da região de produção desses agricultores com o mesmo clima e mesma condição de solo, após ter os resultados de produção, darão uma segurança para o agricultor no momento de ele fazer o investimento para o ano seguinte na sua lavoura, uma vez que ele irá acompanhar estes materiais e poderá ter uma tomada de decisão com mais acerto” frisou.
Fábio enfatizou ainda que a ideia é sempre trazer a maior quantidade de cultivares, fazer o acompanhamento e as análises de resistência às doenças a fim de obter um banco de dados para embasar os agricultores não só do município como do estado.

AgrofestBV 2019 – A festa da Agricultura Familiar acontecerá na Associação Elifas Levi Veloso Filho, localizada no polo I, com várias atividades entre palestras, oficinas e cursos, dias de campo, visita aos campos experimentais, exposição e venda de maquinários e insumos, rodadas de negócios, bem como a AgrofestBV Run, corrida de aventura e o Agrofest Off Road para os amantes de esportes 4×4 sobre rodas, além de atrações culturais e muita diversão.