AgrofestBV 2019 reúne mais de 3 mil pessoas

2ª AgrofestBV reuniu mais de 3 mil pessoas durante os três dias de evento no Assentamento Nova Amazônia — Foto: Richard/ Prefeitura de Boa Vista/ Divulgação
2ª AgrofestBV reuniu mais de 3 mil pessoas durante os três dias de evento no Assentamento Nova Amazônia — Foto: Richard/ Prefeitura de Boa Vista/ Divulgação

A AgrofestBV 2019, a Festa da Agricultura Familiar, chegou ao fim neste sábado, 27. A iniciativa das cooperativas e associações de agricultores familiares do Assentamento Nova Amazônia, em parceria com a Prefeitura de Boa Vista, reuniu mais de três mil pessoas nos três dias do evento, que aconteceu na Associação Elifas Levi Veloso Filho, zona rural do município.

Muito aprendizado e novas oportunidades marcaram a 2ª edição do evento. Por meio de cursos, palestras, oficinas, exposições, campos experimentais, rodadas de negócios e minicursos, os agricultores, empresários do setor agrícola e pesquisadores adquiriram conhecimentos únicos que vão contribuir ainda mais o cultivo nas lavouras.

A prefeita Teresa Surita destacou que a Festa da Agricultura Familiar celebra os bons frutos do trabalho desenvolvido na área rural e comunidades indígenas do município, principalmente a partir da criação da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (Smai). A produtividade no campo aumentou consideravelmente, gerando renda aos pequenos e médios agricultores.

“Fazendo uma comparação com o ano anterior, de 70 sacas de milho produzidas,  avançamos para 180 em 2019. Isso mostra também que o acompanhamento é necessário para um resultado melhor. A batata-doce bateu recorde, temos um diferencial na produção da farinha. As mulheres indígenas produzindo pimenta e ainda temos o feijão e a soja. Todos estão com níveis de produtividade elevados”, disse Teresa Surita.

Ela falou ainda do alcance do evento, não somente no estado, mas no Brasil. “Este ano tivemos a participação de várias empresas, grandes no país e que hoje conhecem a realidade de Boa Vista e a nossa capacidade de produção. Com isso, temos a condição de melhorar, incentivar e gerar alimentos e, consequentemente, movimentar a economia local”, comentou.

Visita a campos experimentais permitiu a troca de experiências entre produtores rurais — Foto: Andrezza Mariot/ Prefeitura de Boa Vista/ Divulgação

Cerca de 100 agricultores participaram das atividades por dia.  Nos Campos experimentais, os visitantes conferiram a produção agrícola do município por meio da exposição de produtos como verduras, milho, soja, mel, pimenta, farinha de mandioca e batata-doce e outros.

Foram disponibilizadas também palestras e oficinas de instituições parceiras como o Sebrae, Embrapa e Senar, para que os agricultores aumentassem o conhecimento sobre como produzir com qualidade.

Competições marcam o terceiro dia do evento

Neste sábado, 27, o Agrofest deu início com a Corrida “AgrofestBV RUN”, que reuniu atletas de diversas idades.  Em seguida o público prestigiou a Cavalgada, parceria da prefeitura com o CTG Nova Querência.

Os convidados se divertiram e tiveram a oportunidade de cuidar da saúde, por meio dos atendimentos Secretaria Municipal de Saúde e ainda receberam dicas da equipe da Divisão de Prevenção e Educação para o Trânsito (Depet) da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran).

O rally “AgrofestBV Off Road” foi a novidade deste ano e abriu as atividades no período da tarde. E para finalizar, o público prestigiou as apresentações de artistas locais.

Agro Fazendinha – Nos últimos anos, Boa Vista – a capital da Primeira Infância, tem ganhado espaços cada vez atrativos para a criançada e a prefeitura não poderia deixar de preparar um cantinho especial para os pequenos na Festa da Agricultura Familiar a ‘Agro Fazendinha’.

E foi na minifazenda que as crianças conheceram de perto os animais, entre eles: porco, galinha, boi, carneiro e peru. A funcionária pública, Dejane de Lima aprovou o espaço e levou filho Rafael, 5 anos,  para visitar os bichinhos.

“Muito legal chegar aqui e saber que pensaram nas crianças. Ele adorou ter esse contato com os animais que ele tanto gosta. Tenho certeza que foi uma experiência única na vida dele”, ressaltou Dejane.