Campos Experimentais – Milho produzido na área rural de Boa Vista passa por avaliação técnica

A ideia é fazer o acompanhamento e as análises de resistência às doenças a fim de obter um banco de dados para embasar os agricultores (Foto: Andrezza Mariot)
A ideia é fazer o acompanhamento e as análises de resistência às doenças a fim de obter um banco de dados para embasar os agricultores (Foto: Andrezza Mariot)

As sementes de milho produzidas nos Campos Experimentais, localizados na área rural de Boa Vista, passaram por avaliações nesta terça-feira, 1º. Os técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI) estiveram na Associação Elifas Levi Veloso Filho no P.A Nova Amazônia, analisando e colhendo o material que será avaliado.

A ideia é fazer o acompanhamento e as análises de resistência às doenças a fim de obter um banco de dados para embasar os agricultores, não só do município, como do estado, ou seja, trazer o que há de melhor em novidades nas cultivares (sementes).

De acordo com o diretor técnico da Smaai, Fábio Guths, foi feito um trabalho diferenciado no experimento do milho. Segundo ele, utilizou-se fungicida em metade do material.

“A partir da colheita desses cultivares teremos as informações de produtividade de cada material, com e sem a utilização de fungicida. Isso vai dar um norte no posicionamento da produção do milho. Os técnicos utilizarão disso para orientar agricultor dependendo da tecnologia que ele vai utilizar”, disse Guths.

Os Campos Experimentais foram desenvolvidos pela prefeitura por meio da SMAAI e apresentado na segunda edição da AgrofestBV, que aconteceu no final de julho deste ano. A secretaria preparou vários campos experimentais, sendo 19 cultivares de milho, 19 de soja e sorgo para produção de biomassa.

Os materiais foram fornecidos por grandes empresas do segmento, multinacionais entre elas a Basf, Pioneer, For Seed, Morgan, Staine, uma empresa americana estreando no Brasil e a LG, que já está há um tempo no mercado.

PMDA – O Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA) foi criado na gestão da Prefeita Teresa Surita e se transformou no carro chefe do agronegócio em Boa Vista buscando fomentar o setor. O objetivo é de oferecer condições seguras aos agricultores com a aplicação de tecnologia moderna a fim de garantir o melhor desempenho produtivo nas lavouras.

 A Secretaria de Agricultura já está estudando a proposta do PMDA 3, que no próximo ano contará com novidades para a continuidade do trabalho com os agricultores familiares do município com a previsão de atender a novos produtores.

Informações: Prefeitura de Boa Vista