Moradores relatam tremor de terra em três cidades do Sul do Estado

Os tremores foram sentidos em Caroebe, São João da Baliza, São Luiz do Anauá e Rorainópolis (Foto: Divulgação)
Os tremores foram sentidos em Caroebe, São João da Baliza, São Luiz do Anauá e Rorainópolis (Foto: Divulgação)

Um tremor de terra foi sentido na tarde desta terça-feira, 26, por volta das 16h por moradores da região Sul do Estado, especificamente em Caroebe, São João da Baliza, São Luiz do Anauá e Rorainópolis. Apesar de a situação não ter sido recebida pela Central 193, do Corpo de Bombeiros de Roraima, os moradores relataram que o tremor ocorreu após um barulho de estouro.

A autônoma Hyane Araújo, que vive em São Luiz do Anauá, informou por telefone que estava dentro de casa quando percebeu o chão tremer. “Primeiro ouvi um barulho que até agora não sei de onde surgiu e depois o chão começou a tremer. Quando vi, a janela de vidro e a paredes da sala estavam balançando. Uma sensação muito ruim, de medo”, explicou.

Do mesmo município, a dona de casa Rosângela Pereira também disse que sentiu o estremecimento após ouvir um barulho de estouro. “Achei que fosse um trovão, mas depois achei que o barulho foi muito alto, forte demais para ser um trovão. E logo em seguida tremeu tudo aqui dentro de casa”, disse. Em São João da Baliza e Caroebe, moradores também confirmaram o ocorrido.

A moradora de Caroebe, Márcia Marques, contou que esta foi a segunda vez, só nesse ano, que sentiu tremor no município. “Minha central estava ligada e de repente quis parar, como se fosse queda de energia. O barulho foi muito forte. Não sei se tem relação, mas acho que seja algo relacionado a garimpos clandestinos. Cheguei a fazer uma busca na internet e não vi notícias sobre terremotos próximos ao Brasil”, disse.

Outro morador de São João da Baliza, que preferiu não se identificar, contou que estava deitado quando o chão começou a tremer. Na casa de vizinhos e amigos, a tremedeira fez com que panelas e vasilhas caíssem de estantes e prateleiras. Relatos de moradores que sentiram o barulho e o tremor foram postados nas redes sociais durante o resto do dia.

PREFEITURAS – A reportagem entrou em contato com as prefeituras dos municípios para ter mais detalhes sobre o ocorrido, mas não obteve sucesso.

ESTADO – A assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros informou que nenhuma informação sobre o ocorrido chegou à Central 193. Por isso, não é possível confirmar a veracidade.

NACIONAL – Um terremoto de 3.2 na Escala Richter atingiu a cidade de Belo Vale na noite desta segunda-feira, 25, conforme apontou a Defesa Civil de Minas Gerais. O tremor chegou a ser relatado por moradores de Congonhas, que fica a cerca de 40 quilômetros de distância do epicentro. As autoridades da região afirmaram ainda que o tremor foi sentido pelos moradores em diversos pontos da cidade de Congonhas, que abriga a barragem Casa de Pedra, da CSN Mineração.

No mesmo horário, mais de 20 pessoas morreram e 600 ficaram feridas no terremoto de 6,4 de magnitude que atingiu a Albânia , sendo o tremor mais forte a atingir o país europeu da Península dos Balcãs em décadas.

Informações: Folha de Boa Vista