Um usuário do sistema de saúde pública estadual gravou um vídeo e divulgou nas redes sociais como forma de protesto pela falta de médicos para realização de parto cesárea ou da curetagem em casos de aborto espontâneo em mulheres internadas no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth.
Conforme o relato do vídeo divulgado, 11 mulheres estariam internadas na unidade de saúde com dores e à espera de atendimento médico para passar pelo procedimento cirúrgico cesárea.
De acordo com o usuário, que é casado com uma das pacientes, apenas um médico estaria realizando todos os atendimentos, o que não seria suficiente para a demanda.
“Não tem um médico para atender, o médico que veio aqui falou que era para a gente falar com o governador, pois só tem ele atendendo aqui”, relata no vídeo.
OUTRO LADO
Procurada para se pronunciar sobre o assunto, a direção da maternidade informou, por meio de nota enviada à redação, que todas as situações emergenciais da unidade foram atendidas na manhã de sábado (7) pelos dois médicos de plantão.
A direção ressaltou ainda que, a respeito da existência de quadros clínicos complexos, com recebimento de pacientes que buscam os serviços da unidade, muitas sem terem feito o acompanhamento de pré-natal, a equipe do serviço de assistência do Hospital Materno-Infantil mantém a qualidade em segurança para os cuidados das mães e dos recém-nascidos.
Informações: Roraima em Tempo