Comunidades indígenas devem colher em média 750 quilos de feijão por meio do Projeto Culturas de Inverno

O feijão é um dos produtos mais presentes na mesa do brasileiro. Em Boa Vista, ele tem ganhado espaço nas comunidades indígenas, que estão plantando o grão com apoio da Prefeitura de Boa Vista, por meio do Projeto Culturas de Inverno. Ao todo foram plantados 25 hectares de feijão em 15 comunidades localizadas no baixo São Marcos e Terra Indígena Serra da Moça, na área rural de Boa Vista.

O Secretário Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, Guilherme Adjuto, enfatizou que o plantio do feijão, já no final do inverno, foi uma ótima ideia para fomentar a alimentação dos indígenas. É esperada uma colheita de aproximadamente 750 quilos do produto.

“O projeto é desenvolvido com recursos próprios da prefeitura e a expectativa é que se colha em média 30 sacos por hectare, uma excelente produtividade das lavouras nas comunidades. E também vale ressaltar que utilizamos a técnica de rotação de culturas, onde são plantadas diferentes espécies, evitando o aparecimento de pragas e melhorando as condições de fertilidade no solo”, disse.

Para o agricultor familiar Dinarte Pereira da Silva, da Comunidade Indígena Vista Alegre, a expectativa é colher em torno de 85 sacas, variando entre o feijão-verde e o seco, numa área de 2,5 hectares.

“Daqui uns 20 dias pretendo começar a colheita. Nossa expectativa é muito boa e quero ampliar a área e investir cada vez mais para me tornar independente, porque agricultura é pra quem quer e tem força de vontade. E eu quero que outras pessoas da minha comunidade, assim como eu, tenham essa oportunidade”, finalizou.