Escola municipal constrói primeira casinha feita de garrafa PET de Boa Vista

141

O ano de 2020 foi marcado por muitas incertezas, diante de uma pandemia que começou sem data para acabar. Os profissionais da educação municipal se reinventaram e inovaram nesse período. Exemplo disso é a Escola Municipal Waldinete de Carvalho Chaves, no Sílvio Botelho, que construiu na unidade a primeira casa de garrafa PET de Boa Vista: a Casinha Multibrinque.

O projeto começou a ser desenvolvido no início do ano. Logo veio a suspensão das aulas, garantindo a segurança dos alunos através do isolamento social. Atendendo ao anseio dos pais e alunos, a casinha saiu do papel e ganhou forma. Para isso, foram utilizadas mais de 1.500 garrafas PET, doadas pelas famílias dos estudantes.

O projeto trabalhou a reciclagem através da criatividade e a imaginação, mostrando às crianças que materiais que costumam ser destinados ao lixo podem ser úteis e se transformar em algo interessante. O resultado foi surpreendente.

A casinha é colorida, chamando a atenção de quem passa na frente da escola e, provavelmente, será a atração dos alunos no retorno das aulas. À noite impressiona ainda mais, com a decoração natalina. Segundo a gestora Suely Coelho, o espaço será utilizado para atividades de artes, aulas lúdicas e brincadeiras em geral.

“Esse projeto é uma extensão do Projetando Brinquedos. Iniciamos em março e logo demos uma pausa por causa da covid-19. Esse mês concluímos. É um espaço a mais para o aprendizado das crianças. Estamos com uma grande expectativa na volta às aulas e o local será onde desenvolveremos a criatividade, sempre pensando na aprendizagem dos alunos. A casinha PET está linda de se vê”, declarou a gestora.

A artesã Alzira Andrade, 48, mãe do pequeno Khallil Nasser, foi uma das que mais contribuiu com garrafas e também ajudou na construção. “Foi uma satisfação enorme colaborar trazendo os materiais para ajudar no projeto. Foi uma iniciativa brilhante da escola, porque além de incentivar o meu filho a ter um aprendizado eu ficava satisfeita em poder colaborar”, disse.

Projetando Brinquedos

A Escola Municipal Waldinete de Carvalho Chaves já é adepta dos materiais recicláveis para a produção de brinquedos pedagógicos. Através do Projetando Brinquedos, a unidade chegou a criar em 2019 um espaço lúdico no pátio, contendo diversos brinquedos lúdicos como jogo da memória, amarelinha, jogo de encaixe das formas, tiro ao alvo, hora da imaginação, calculadora gigante e um parquinho na área externa feita de pneus e madeiras.