O ano 2020 foi difícil, mas não tirou a alegria e o brilho do Maior Arraial da Amazônia, que se encerrou nesse domingo, 6, deixando saudades no público e na nação quadrilheira. Os grupos se prepararam e deram um show no tablado do Boa Vista Junina Live, transmitido no Facebook e Youtube da prefeitura, alcançando mais de 20 mil pessoas por noite.
Somente nesse domingo foram 23 mil pessoas acompanhando a live. O tradicional arraial precisou ser repaginado devido a pandemia da covid-19. O evento reuniu 25 quadrilhas na arena junina, seguindo todas as medidas de segurança, como a redução no número de casais e o tempo de apresentação. Não houve disputas entre os grupos, mas teve paixão, alegria e muita agitação no tablado.
Para a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, o sentimento é de dever cumprido. “São 20 anos de tradição. Na minha despedida da prefeitura, não poderia deixar de valorizar nosso maior arraial da Amazônia. O tablado ficou diferente, mas não perdeu a alegria, o brilho, e o agito do São João. O arraial é a marca maior da nossa cultura e não poderia deixar de fazer”, declarou.
O presidente da Federação Roraimense de Quadrilhas Juninas (Ferquaj), João da Cruz, agradeceu toda a estrutura e apoio da prefeitura aos grupos juninos. Para ele, tanto o recurso financeiro, quanto a estrutura e as transmissões foram essenciais para o sucesso da edição 2020.
“Mais uma vez a prefeita Teresa Surita nos surpreendeu. Quando chegamos na primeira noite foi espantoso a estrutura que encontramos. Todo um aparato para nos receber, para que possamos fazer nosso trabalho. Para mim, não deixou a desejar o Boa Vista Junina Live, infelizmente, não pudemos ter público mas os grupos se prepararam e deram o melhor de si nesses quatro dias de evento”, disse.
Concursos definiram a realeza junina 2020 e a melhor girada de saia
Este ano, 17 casais disputaram o título de Rei Matuto e Rainha Caipira. Se destacaram os casais Caio Guimarães e Daiane Sousa da Eita Junino (1º lugar); Andressa e Labid Fadul, da Zé Monteirão (2º lugar) e Danieli Pimentel e Carlos, da Explosão Junina (3º lugar).
Teve ainda o concurso inédito no Boa Vista Junina, o Giro de Saia, onde 12 quadrilheiras concorreram, homenageando o pioneiro dos festejos juninos, Zenilton Ventura. O concurso deu o título de 1º lugar para Ana Flávia Gama, da Zé Monteirão, o 2º lugar para Tainá Castro, da Coração Caipira, e o 3º lugar para Kayani Silva da Eita Junino.
As quatro noites foram transmitidas diretamente da Vila Olímpica Roberto Marinho para as páginas da prefeitura no Facebook e canal oficial no Youtube. Os internautas curtiram, comentaram e aplaudiram de casa as apresentações. Uma delas foi Rosangela Bezerra de Andrade, que deixou seu comentário de otimismo no facebook.
“Chega meus olhos enchem de água, mas tenho fé em Deus que ano que vem tudo voltará ao normal. E dá-lhe Boa Vista Junina”, escreveu.