BV Junina Live – Nove quadrilhas mostram alegria e disposição na última noite do arraial

A noite desse domingo, 06, foi de muito forró, xote e baião no tablado montado especialmente para oBoa Vista Junina Live, na Vila Olímpica Roberto Marinho. Nove quadrilhas se apresentaram para o público que estava do outro lado das telinhas. O arraial foi transmitido pelo canal da Prefeitura de Boa Vista no Youtube e Facebook.

A primeira a se apresentar foi a Explosão Junina, que levou 10 casais ao tablado com uma coreografia que retratou a cultura africana, por meio do tema “Sou filho da terra, mãe África”. O grupo, fundado há 19 anos, passou uma mensagem muito atual sobre o combate ao racismo e a intolerância, além de fazer um alerta sobre a violência contra a mulher. 

Em seguida foi a vez da Estrela Junina, com o tema “Estrela no arraial virtual”. Doze casais mostraram toda animação e coreografia sob o comando da única mulher animadora do evento, Denise Silva, que está grávida de 9 meses. É a primeira vez que ela recebe essa missão.

“Foi uma experiência bem diferente, mas como eu já conheço a Estrela e estou nela desde os 14 anos de idade [hoje ela tem 30], então pra mim foi fácil falar da quadrilha”, disse ela, toda orgulhosa de ter conseguido conduzir o grupo, fundado em 2003.

A terceira quadrilha da noite, Namoro Caipira, levou 13 casais ao tablado para apresentaram as coreografias no tema “Namoro Caipira no São João de Todos os Tempos”. Passos coordenados e muita animação tomaram conta dos integrantes. A Namoro possui 24 anos de formação.

A quarta apresentação foi da Amor Caipira, que tem 15 anos de formação e fez uma homenagem ao Nordeste e seu caldeirão cultural. O animador Magno Pereira lembrou a saudade do Boa Vista Junina e agradeceu a iniciativa da prefeitura e Fetec em reunir os apaixonados por quadrilha num evento como esse.

“Logo estaremos juntos comemorando o maior São João da Amazônia. Enquanto houver fé, vai haver esperança”, disse ele.

Agitação Caipira foi a quinta quadrilha da noite a se apresentar com 11 casais, que dançaram e cantaram o tema “Um só sentimento nesse São João”. Desde 2010 eles se apresentam nas festas juninas de Boa Vista, sempre levando alegria e entusiasmo por onde passam. 

A sexta a se apresentar, a Furacão Caipira, levou o tema “Caracaraí, do vaqueiro veio a promessa, de Nossa Senhora veio o milagre e o livramento”, que lembrou as vítimas da covid-19. Fundada em 2016, a quadrilha contou com 13 casais no Boa Vista Junina Live, que levaram uma imagem de Nossa Senhora do Livramento, padroeira de Caracaraí, cidade de origem do grupo, para homenagear amigos e parentes que se foram. Foi um momento de muita emoção.

A sétima quadrilha, Zé Monteirão, campeã do Boa Vista Junina 2019, também fez bonito no tablado, declarando muito amor por Boa Vista, com o  tema “Nosso povo, nossa gente”, para lembrar que a capital sempre acolheu pessoas de todas as partes do país.

A Monteirão, por meio de sua presidente Lulia Oliveira, fez uma homenagem ao apresentador da live e grande entusiasta das quadrilhas juninas, Chiquinho Santos, no ano em que o arraial completa 20 anos. Ele recebeu o título de “A voz do Boa Vista Junina”.

A oitava quadrilha no tablado, a Gonzagão Caipira, levou 9 casais para o arraial virtual com o tema “Novos tempos virão”. Eles estão juntos desde 2003, são de Alto Alegre e participaram pela primeira vez do evento.

Para fechar as apresentações da live, a Tradição Macuxi coordenou os passos para abordar o tema “Preconceito, um punhal que fere a alma”. O grupo foi criado em 96 e se apresentou com 13 casais, dando show de simpatia e animação.

A noite ainda teve uma homenagem dos representantes das quadrilhas em memória do fundador da Explosão Caipira, Joel Rodrigues, que morreu por causa da covid-19, no dia 24 de junho, dia de São João. A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, também foi homenageada por valorizar a cultura e incentivar os grupos de quadrilhas.

As apresentações este ano foram reduzidas, duraram em média 10 minutos para cada quadrilha. Também não teve competição. Mas, mesmo fora de época, a batida no tablado, a saia rodada e a explosão de cores fizeram a alegria de quem acompanhou as apresentações por meio do youtube e redes sociais.

“Matando a saudade desse arraial lindo. Prefeitura de parabéns como sempre. O maior arraial da Amazônia. Teresa deixa um legado incrível. Parabéns a todos os envolvidos”, disse Felyphy Saraiva, em sua página no Instagram.