A prefeitura transformou a vida de trinta e dois jovens universitários de Boa Vista, garantindo condições e incentivo profissional por meio do Programa de Talentos desenvolvido no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI). Atualmente, os profissionais, além de garantir renda com soluções tecnológicas através das startups (pequenas empresas), também geram melhorias à qualidade de vida da população.
As empresas contratadas para levar tecnologia e agilidade às secretarias municipais como Educação, Saúde, Tecnologia, Comunicação e Finanças, são frutos de projetos como BVGEO,StreamBV, GDSS, BV Serviços, BV128 e BV Resíduos Sólidos. Esse novo conceito de empreendedorismo surgiu do sonho da prefeita Teresa Surita de transformar Boa Vista em um polo tecnológico.
“Isso já é uma realidade na nossa cidade. Sabemos o quanto a tecnologia faz parte do nosso dia a dia. Por isso fico feliz em ver o resultado dos investimentos aplicados em uma área que só cresce e, principalmente, ver crianças e jovens envolvidos neste processo”, disse a prefeita.
O empresário Lucas Medeiros desenvolveu com sua equipe a plataforma web de comunicação social “StreamBV”. O canal de TV corporativa “ConexoTV” já está implantado dentro das unidades de atendimento da prefeitura. Para ele, a oportunidade de participar do Programa de Talentos foi fundamental para o início de sua carreira profissional.
“Sair da faculdade e ter uma oportunidade de emprego é gratificante. E graças ao auxílio da prefeitura, hoje temos empresas constituídas e com contrato anual com o município, contribuindo para o fornecimento de soluções tecnológicas inovadoras”, disse Medeiros.
Programa de Talentos – No ano de 2018, a Secretaria Municipal de Tecnologia e Inclusão Digital (SMTI) deu início ao Programa de Talentos cujo objetivo é desenvolver profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI) e fomentar o surgimento de novas empresas de TI em Boa Vista por meio da seleção de jovens profissionais talentosos que buscam conseguir investimento para os seus negócios crescerem.
Os participantes passam por um treinamento intensivo de oito semanas, onde evoluem suas habilidades técnicas e aprendem sobre ferramentas essenciais de desenvolvimento de sistemas. Depois atuam em demandas profissionais durante seis meses e com direito a bolsa e outros benefícios. No fim do programa, os participantes são incentivados a constituir suas empresas.
Projetos/startups
Por meio do aplicativo BV12, da empresa Canaimé Studio, os estudantes das escolas municipais vivem uma realidade virtual diferente em sala de aula, que tem como objetivo principal transportar virtualmente os alunos para períodos históricos da cidade de Boa Vista.
Jáo BVGEO (Empresa BDgeo) tem o objetivo de integrar as diversas bases de dados geográficas do município. A projeto piloto é utilizado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças. A ferramenta contribui principalmente nos cálculos do IPTU.
O BV Resíduos Sólidos (Empresa Mount Roraima Waste Solutions) é uma plataforma que tem auxiliado no processo de gestão de Resíduos da Construção Civil, acompanhando o caminho desde a geração, passando pelo transporte, até a destinação final. Isso possibilita a redução dos descartes irregulares e a geração de emprego e renda.
O StreamBV (Empresa ConexoTV) é uma plataforma web de comunicação social que implementará um canal de TV corporativa dentro das unidades de atendimento de toda a prefeitura. A solução permite de forma facilitada que a prefeitura possa criar campanhas de divulgação de projetos e serviços executados na cidade para a população.
O GDSS (Empresa DSR Analytics) consiste em uma equipe especializada em serviço mineração, integração de dados, geração de indicadores, relatórios e criação de dashboards, através da manipulação de grandes volumes de dados e aplicação de novos conceitos de Inteligência Artificial.
A plataforma BVserviços (Empresa SprintRR) customizada e personalizada para prefeitura atende demandas da secretaria de Tecnologia e Inclusão Digital no sentido estratégico, além disso oferece um aplicativo de serviços disponibilizado pela prefeitura aos cidadãos.