PMDA – Com o apoio da prefeitura, indígenas do P. A Nova Amazônia I iniciam plantação de mandioca

O investimento retorna 100% para os produtores

As famílias do P. A Nova Amazônia I vivem agora uma nova realidade na agricultura. Isso porque, por meio do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA), a prefeitura tem garantido melhor desempenho no plantio de mandioca na região. Por meio do plano, eles terão mais oportunidades para expandir o comércio de farinha, goma e tapioca para todo estado.

Esta semana a equipe da Secretária Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (Smaai), já iniciou os trabalhos com o grupo Nova Aurora, de produtores indígenas, oferecendo acesso às novas tecnologias, conhecimentos, assistência técnica, maquinário, insumos e implementos. E o mais importante, esse investimento retorna 100% para os produtores.

O diretor técnico da Smaai, Fábio Guthus, explicou que neste primeiro momento está sendo feito o preparo da terra, com correção, produção dos canteiros, além da adubação. “Os indígenas desta região já têm um domínio, que é a produção da mandioca. No entanto, a área de plantação era pequena, e eles têm um grande potencial de crescimento na produtividade, por isso estamos aqui, para dar esse suporte e fortalecer a agricultura familiar da capital”, disse.

Ao todo, 28 pessoas serão beneficiadas diretamente na área coletiva equivalente a quatro hectares. “Estamos recebendo toda ajuda necessária e, era isso que buscávamos. Agora nossa expectativa é poder produzir e atender a demanda externa, pois até então os nossos produtos só eram comercializados aqui na comunidade. Estamos felizes e esperançosos”, destacou o representante dos agricultores, Fábio Marques.

PMDA – O Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA) foi criado para incentivar e fomentar a produção agrícola no município. Em 2020 mais de 200 produtores foram beneficiados. Os produtores recebem insumos agrícolas, auxílio no preparo e correção do solo com as tecnologias mais atuais, elevando a fertilidade, garantindo altos índices de produtividade.

Mais informações através do fone 3212-4170 (Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas).