“Saudades do meu São João” – Quadrilheiros levam emoção e o brilho das festas juninas para o público de casa

Na noite desse sábado, 24, o brilho e a alegria dos quadrilheiros contagiaram a live promovida pela Federação Roraimense de Quadrilhas Juninas (Ferquaj), com apoio da Prefeitura de Boa Vista. 18 grupos juninos se apresentaram ao vivo no canal da federação no Youtube, diretamente do Teatro Municipal para o público de casa.

O tema “Saudades do meu São João”, refletiu bem o sentimento da nação quadrilheira neste período de pandemia. Seguindo todos os protocolos de segurança, em torno de um ou dois casais de cada grupo participaram da live, demonstrando suas músicas exclusivas ao som da banda Brasileirinho.

Se apresentaram as quadrilhas Macedão; Luar do Sertão; Escola Forrozão; Evolução Junina; Sinhá Benta; Coração do Sertão; Sanfona Junina; São Vicente; Coração Alegre; Filhos de Makunaima; Coração Caipira; Coração de Estudante; Eita Junino; Namoro Caipira; Estrela Junina; Zé Monteirão; Espantalho Junino e Amor Caipira.

Neste momento, as lives têm sido a melhor opção para driblar a crise cultural e artística em diversos locais do mundo. De acordo com João da Cruz, presidente da Ferquaj, reinvenção é a palavra-chave neste momento e a parceria da prefeitura, por meio da Fetec, tem sido essencial para o movimento junino.

“Conseguimos levar um pouco do São João. Em tempos normais esse é o período que iniciamos nossas apresentações. Infelizmente com a pandemia não conseguimos fazer nossas atividades habituais e estamos nos reinventando para manter nossos integrantes ativos. Agradeço a Fetec, o prefeito Arthur, que está mostrando o mesmo empenho e dedicação com a cultura e o movimento junino”, disse.

E teve público sim! Os espectadores acompanharam de casa as apresentações. Muitos torceram por seus grupos, comentaram e aplaudiram a desenvoltura dos brincantes. Um deles foi André Bitencourt, que parabenizou os envolvidos. “Parabéns prefeitura e Ferquaj pela live, matando a saudade do São João”, escreveu.

A prefeitura, por meio da Fetec, vem desde 2013 mantendo aflorada a tradição junina em Boa Vista. “Muito bom fazer parte desse movimento onde estamos há tanto tempo nessa parceria com a Ferquaj. Esse fomento é para poder dar visibilidade ao movimento junino nesse momento de pandemia. A prefeitura está sempre disponível a ajudar a cultura de todas as formas”, disse Daniel Lima, presidente da fundação.

Boa Vista Junina – A edição deste ano do Maior Arraial da Amazônia está em planejamento pela Fetec. O evento é um dos principais do calendário cultural da cidade, sempre reuniu milhares de pessoas e movimenta a economia do Estado. Devido a pandemia, este ano virá novamente no formato de live.