Governo afirma que homicídios em RR reduziram 70% em três meses; números divergem

O governo de Roraima informou, pelas redes sociais, que o número de homicídios em Roraima reduziu 70,6% nos primeiros três meses deste ano, se comparado com o mesmo período do ano passado.

Os dados foram apresentados nesta quarta-feira (24) pelo pelo corregedor Geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Paulo Rodrigues Costa, pelo secretário Adjunto da Justiça e Cidadania, Hércules da Silva Pereira e pela agente Federal da área de Execução Penal, Maria Fabrícia.

“Em 2018 foram registrados 71 homicídios nos três primeiros meses, e em 2019, até agora, o número caiu para 28 mortes, o que representou uma redução de 70,6%”, detalhou o governo estadual.

Contudo, no mês passado a Secretaria de Segurança Pública informou ao Roraima em Tempo que nos dois primeiros meses do ano, 42 homicídios dolosos, crime com intenção de matar, haviam sido registrados. Os dados apontavam que em janeiro, 21 homicídios tinham sido registrados. Em fevereiro, o número foi o mesmo que no mês anterior.

Segundo o Palácio do Governo, a Intervenção Federal no Sistema Penitenciário foi possível “colocar ordem nos presídios de Roraima” e, com isso, prestar “melhor assistência aos detentos e garantir a segurança para a população”.

Ainda segundo o Executivo, o governador Antonio Denarium (PSL) destacou em reunião com os representantes que não houve morte ou fugas na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo. No ano passado, no fim do mandato de Suely Campos, diversas fugas foram registradas na maior unidade prisional do Estado. Atualmente, existem 1,4 mil presos na Penitenciária.

A Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) apresentou, no início deste mês, que os homicídios, de fato, haviam recuado. Os números, contudo, divergem dos apresentados pelo Departamento Penitenciário.

Conforme o coordenador da Força-Tarefa, Maycon César Rottava, “no primeiro trimestre de 2018 foram registrados 63 homicídios. Já no mesmo período deste ano, os números caíram para 23 assassinatos, conforme dados da Polícia Civil”, assegurou.

Informações – Roraima Em Tempo