‘Rebocador da balsa do Passarão afundou no rio’, denunciam moradores

Nesta quinta-feira (19), moradores da região do Passarão, zona rural de Boa Vista, sentido Norte de Roraima, voltaram a denunciar a situação da balsa que realiza transporte de pessoas e veículos no rio Uraricoera.

Conforme os denunciantes, que preferem não ser identificados, há quase um mês a balsa está quebrada. Contudo, desta vez, o rebocador afundou no rio.

“A situação está difícil. O rebocador e a balsa estão afundados, pois o nível do rio subiu uns três metros e já não tem mais praia. Tem canoeiro passando a noite e cobrando R$ 40 ida e volta. É um absurdo”, lamentou um morador.

Outro questionamento é a falta de segurança na travessia das pequenas embarcações. Segundo eles não há coletes salva-vidas para os usuários. “Tem um garoto de 17 anos realizando a travessia de motocicletas. Não há segurança. Alguém tem que vir fiscalizar, pois não temos colete e tememos por nossas vidas”, declarou.

OUTRO LADO

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) informou que uma equipe trabalha na remoção da balsa do local onde encalhou. Máquinas trabalham no serviço de dragagem, alternativa que aprofunda portos e vias navegáveis removendo parte do fundo do leito dos rios e canais, facilitando a navegação.

“Ressalta que desde o dia 12 de dezembro os trabalhos foram intensificados. Nesta data, chuvas na nascente do rio Uraricoera fizeram com que o nível da água subisse cerca de 30 centímetros. A elevação possibilitou que a balsa fosse movida por alguns metros, mas não o suficiente para que deixasse completamente o banco de areia”, justificou.

Segundo a pasta, homens continuam o trabalho de remoção de forma ininterrupta para que a embarcação possa alcançar à água e retornar ao porto. “A Seapa não tem medido esforços para sanar o problema o quanto antes para que a balsa volte a atender os produtores da região do Passarão e das comunidades do baixo São Marcos”, finalizou.

Informações – Roraima Em Tempo – Foto – Divulgação