Após celebrações da virada do ano, Prefeitura retira quase uma tonelada de lixo das praias de Boa Vista

Recipientes de vidro, latas de bebidas e embalagens de alimentos são os principais itens recolhidos pelas equipes de limpeza

Começou o ano novo, mas os antigos hábitos permanecem. Pessoas que celebraram a chegada de 2023 nas praias de Boa de Vista, deixaram rastros de sujeira pela areia e nas margens dos rios e igarapés. Diante disso, a Prefeitura montou uma força tarefa para retirar o material. Quase uma tonelada de lixo foi recolhida durante limpeza em sete balneários da capital.

Garrafas de vidro, embalagens plásticas, restos de comida, latinhas de bebidas e bitucas de cigarro foram os principais resíduos descartados nas praias. O trabalho da equipe da Prefeitura foi realizado em dois dias e precisou ser feito de forma ainda mais intensa, devido ao grande volume de lixo acumulado.

As praias do Gnomo, Caçari, Polar, Curupira, Cauamé, Caranã e do Anel Viário, locais por onde as equipes passaram, são os principais destinos dos boa-vistenses para momentos de lazer aos finais de semana. O problema é que o despejo de lixo de maneira inadequada é comum em todos eles, independente do período do ano.

Manoel Santos, tem um restaurante na Praia da Polar há 16 anos e conta que mesmo com o trabalho da Prefeitura, é difícil manter a praia limpa. “É a equipe saindo e o pessoal jogando lixo de novo. A gente coloca os cestos na beira da água, eles jogam no chão, no rio, mas não jogam dentro”, relatou.

A autônoma Kelly Cabral, frequentadora assídua dos balneários da cidade, também relata ver sujeira nas praias com frequência e procura ter uma atitude diferente. “Sempre que venho trago sacolas de lixo e quando vou embora saio recolhendo tudo e só jogo na lixeira de casa”, contou.

Em média, são recolhidos nas praias quase 3,5 toneladas de resíduos por mês, que acumulados, ao longo do ano, ultrapassam 20 toneladas. O descarte de lixo nesses locais, polui os rios, prejudica a flora e a fauna, atrai animais transmissores de doenças e ainda apresenta riscos de acidentes aos banhistas.

“Nos finais de semana as praias recebem muita gente e na segunda-feira nossas equipes já realizam a limpeza, para reduzir riscos de acidentes com material cortante e evitar prejudicar ainda mais o meio ambiente”, explicou o titular da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Thiago Amorim.

PRAIA LIMPA – A manutenção da limpeza das praias é feita toda semana, mas a Prefeitura de Boa Vista realiza anualmente uma ação de conscientização para os banhistas. Em 2023, o evento Praia Limpa está previsto para acontecer no final de janeiro.

Uma força tarefa será montada para recolher todo lixo descartado incorretamente nas praias e nas margens dos rios. Também serão realizadas abordagens aos banhistas e comerciantes para orientá-los sobre a importância de manter os balneários da cidade limpos e bem cuidados.

____________________

FOTOS 

Andrezza Mariot

Arquivo: https://flic.kr/s/aHBqjAmDwC