PATRULHA MECANIZADA Produtores da região do Passarão recebem mutirão para aplicação de calcário

Ainda estamos no verão, mas os produtores da região do  Passarão, zona rural de Boa Vista, já se preparam para o plantio no primeiro semestre, que ocorrerá durante o período chuvoso desse ano. Isso porque começaram a contar com o apoio da Prefeitura de Boa Vista por meio do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA), onde recebem pela primeira vez um mutirão com a Patrulha Mecanizada para preparo de solo, com aplicação de calcário.

A ação busca atender cerca de 16 famílias da agricultura familiar, que são acompanhadas pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI). Os trabalhos se iniciaram no final do mês de janeiro. Além disso, a Prefeitura disponibiliza todos os anos, assistência técnica, fertilizantes como fósforo, npk, ureia, cloreto de potássio e alguns tipos de sementes.

De acordo com o secretário adjunto da SMAAI, Cezar Riva, antes esses produtores faziam manualmente a limpeza de pequenas áreas e hoje podem contar com serviços mecanizados para limpeza do terreno, preparo e correção do solo e plantio de diversas culturas na época certa.

Ação busca atender cerca de 16 famílias da agricultura familiar, que são acompanhadas pela equipe técnica da SMAAI

“Esse mutirão da prefeitura é feito de forma planejada e antecipada, para que consigamos fazer o plantio na época certa de acordo com a cultura que agricultor pretende cultivar no seu lote, aproveitando o período de chuvas. Este trabalho mecanizado facilita muito e reduz significativamente o árduo trabalho braçal em algumas atividades rurais, trazendo mais dignidade e melhoria na qualidade de vida do homem do campo”, disse o secretário adjunto.

O presidente da Associação dos Trabalhadores do Projeto do Assentamento Passarão (ATRAP), Antônio Lourenço, 44, conta que ano passado, primeiro ano que participaram do PMDA, havia apenas sete produtores beneficiados pelo programa. Neste ano, esse número subiu para 16 famílias atendidas pelo Município.

“Tivemos acesso às informações do PMDA, através da equipe técnica da SMAAI e é muito bom contar com os serviços desta Patrulha Mecanizada da Prefeitura de Boa Vista. Porque vem com pá carregadeira, para fazer destoca e tirar o cupim; calcareadeira e a grade para fazer incorporação do calcário e a equipe técnica que sempre cumpre com responsabilidade o que foi negociado, dentro do prazo estabelecido”, disse o presidente da associação.

No período do inverno, nessas áreas, é possível cultivar milho, batata, feijão, macaxeira dentre outras culturas. Já no período seco, podem ser cultivados hortaliças e frutas, desde que haja sistema de irrigação instalado, inclusive replantar aquelas já cultivadas no primeiro semestre.

A produtora rural Albeci Gomes, entrou agora no PMDA e foi beneficiada com a chegada da Patrulha Mecanizada

Uma das produtoras rurais que recebeu pela primeira vez a Patrulha Mecanizada na sua propriedade foi a Albeci Gomes de Sousa, de 52 anos. “Entrei agora no PMDA, e essas máquinas chegam em boa hora para o preparo do solo, porque eu não teria condições de alugar todo esse maquinário. Graças à prefeitura, estamos recebendo estes serviços para levarmos a nossa produção para Boa Vista e exportar se for possível, para outros estados do país”, ressaltou a produtora.    

PMDA em 2022 – Mais de 300 famílias foram atendidas.  766 hectares receberam correção de solo com incorporação de calcário, dos quais, 468 foram efetivamente cultivados durante o ano com  diversas culturas que abastecem o mercado de Boa Vista e de Manaus/AM.

Para que serve o calcário? – A principal finalidade do calcário é corrigir o solo, reduzindo sua acidez, ao mesmo tempo que fornece cálcio e magnésio. Sua incorporação precisa ser feita com antecedência para que haja tempo de reagir no solo e permitir que a área esteja corrigida adequadamente na época do plantio. 

A calcareadeira possui sistema GPS, que faz a distribuição correta do insumo no solo

Patrulha Mecanizada – Ela conta com o transporte do calcário que é feito por duas caçambas, que saem do Campo de Difusão Tecnológico (CDT) até os lotes dos produtores rurais; uma pá carregadeira, que faz a limpeza da área e o carregamento do calcário; uma calcareadeira com sistema GPS, que faz a distribuição correta do insumo no solo; uma grade aradora que faz o corte do solo, incorporando o calcário e dois tratores de 240cv, de última geração, também equipados com GPS para a realização dos serviços com  qualidade.

_________________

Foto: Léo Costa – https://flic.kr/s/aHBqjAqK27